Aeronave suspeita da Venezuela é interceptada após invadir espaço aéreo brasileiro

Avião sobrevoava o território brasileiro na Reserva Yanomami, localizada na região amazônica, sem plano de voo e sem contato com os órgãos de tráfego aéreo

Interceptação ocorreu após a aeronave entrar no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo e ignorar ordens da Defesa Aeroespacial

Uma aeronave suspeita oriunda da Venezuela, que sobrevoava o território brasileiro na Reserva Yanomami, localizada na região amazônica, foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). A ação aconteceu nessa quarta-feira (19), quando o avião ingressou no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo e sem contato com os órgãos de controle de tráfego aéreo.

Leia também

A aeronave se enquadrou como suspeita de tráfico de substâncias entorpecentes e drogas afins, conforme o Decreto nº 5.144/2004. Diante do alerta, duas aeronaves de caça A-29 Super Tucano da Força Aérea decolaram para interceptar o avião e adotar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.

A princípio, ações de averiguação foram adotadas com objetivo de determinar ou confirmar a identidade da aeronave ou vigiar o comportamento dela.

Na sequência, medidas de intervenção foram executadas. Foi quando, a FAB ordenou que o avião interceptado modificasse a rota, com o objetivo de forçar o pouso em aeródromo indicado pela Força Aérea.

O piloto da aeronave, no entanto, foi irredutível, e o avião foi reclassificado como hostil e passou a estar sujeito ao Tiro de Detenção. Na sequência, o suspeito realizou pouso em estrada de terra dentro do território nacional, em uma região próxima a Surucucu, no estado de Roraima.

O piloto fugiu do local. A área foi isolada e uma equipe de militares do Comando Conjunto Catrimani II foi transportada ao local para realizar a neutralização do avião que estava com a matrícula adulterada.

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...