A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) investiga a morte de dois detentos, de 38 e 50 anos, no Presídio de Teófilo Otoni, na região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Um dos presos que dividia a cela assumiu ter agredido uma das vítimas e vai responder criminalmente pelo ato. As mortes foram confirmadas nesta quinta-feira (20).
De acordo com a pasta, na quarta-feira (19), custodiados solicitaram atendimento para a vítima de 38 anos. Eles alegaram que a vítima estava passando mal. “O detento foi imediatamente socorrido pela equipe de plantão e encaminhado para atendimento em unidade hospitalar da rede pública de saúde, onde veio a óbito”, disse a pasta.
- Leia também:
Policial aposentado acusado de importunação sexual por alunas do 5º ano na Grande BH é solto
Um dos presos, que dividia a cela com o homem de 38 anos, disse às equipes que administram a unidade prisional que agrediu a vítima durante a discussão. “Ele responderá administrativamente e criminalmente pelo ato”, acrescentou a pasta.
Ainda segundo a Sejusp, a outra vítima, de 50 anos, foi encontrada sem sinais vitais. A causa da morte e a possível motivação são investigadas. “A direção da unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias de ambas as ocorrências. As investigações criminais são de responsabilidade da Polícia Civil”, disse.
As vítimas
O homem de 38 anos tinha três passagens pelo sistema prisional desde 2009. Ele havia sido admitido no Presídio de Teófilo Otoni em agosto deste ano. A vítima de 50 anos tinha passagens desde 2015 e havia sido admitida em setembro.