Ouvindo...

Corpo de fotógrafo mineiro desaparecido na França é encontrado no rio Sena

Teste de DNA confirmou que corpo encontrado no rio se trata de Flávio de Castro Sousa; ele estava desaparecido desde novembro

O fotógrafo Flávio de Castro Sousa, de 36 anos, desapareceu em novembro, na cidade de Paris.

O corpo do fotógrafo mineiro Flávio de Castro Sousa, de 36 anos, desaparecido em Paris desde o dia 26 de novembro, foi encontrado no rio Sena, em Paris no último sábado (4). A informação foi confirmado pelo consulado do Brasil em Paris, à mãe de Flávio, Marta Maria. Testes de DNA confirmaram a identidade do fotógrafo.

O fotografo brasileiro, Flávio de Sousa Castro foi à Paris, na França, para cobrir um casamento com seu sócio Lucien Esteban no início do mês de novembro de 2024. Contudo, quando era para ele voltar ao Brasil, na terça-feira (26), ele chegou a fazer check-in para o voo de volta, mas desapareceu. Desde então, ele era procurado por familiares, amigos e pelas autoridades francesas.

No final do ano passado, a polícia francesa entrou em contato telefônico com a mãe de Flávio para informá-la sobre o andamento das investigações. Com a ajuda de um tradutor, explicaram que as câmeras de segurança confirmaram que Flávio deixou o celular em um vaso, em frente a um bistrô na margem do Rio. Outra câmera o mostra na beira do rio, mas não há imagem de Flávio pulando.

Leia também

O que Flávio foi fazer em Paris?

Ele foi a trabalho para fazer as fotos do casamento da mineira Isabella de Lima, que aconteceu em Paris, na França. Segundo a jovem, a escolha da empresa de fotografia de Lucian e Flávio se deu por causa da amizade que ela tem com os dois, por causa da competência deles e porque eles teriam mais facilidade de estarem em Paris. “Eles teriam mais facilidade na França, o Lucien tem família em Paris e Flávio também era uma pessoa que ia muito a Paris. Não era a primeira vez que ele estava lá e ele falava fluente francês”, explicou.

Além disso, ela afirmou que levou outros fornecedores do Brasil para o casamento e que Flávio foi o que quis estender mais a viagem. “Ele foi o fornecedor que ficou lá mais tempo”, afirmou.

Como Flávio estava antes do desaparecimento?

Isabella comentou que nos dias da cobertura do casamento Flávio estava muito feliz e que os convidados dela, inclusive, chegaram a comentar que ele havia sido muito atencioso. “Ele estava muito feliz, ele estava radiante. O Flávio é muito responsável e carismático, então assim, todos os convidados do meu casamento estão desolados com o desaparecimento do fotógrafo.”

Quando Flávio chegou à Paris?

O fotógrafo chegou em Paris no dia 1° de novembro de 2024. Ele tinha passagem agendada para volta na terça-feira (26).

O que aconteceu com Flávio?

Segundo relato de amigos e familiares, antes do dia do embarque para o retorno ao Brasil, Flávio sofreu um acidente e caiu no Rio Sena. Conforme, Lucien Esteban e Rafael Basso - amigo de Flávio que mora em Paris - após o acidente o fotógrafo foi levado ao Hôpital Européen Georges Pompidou e liberado na terça-feira (26).

Conforme a nota enviada a imprensa, após sair do hospital Flávio foi ao escritório da ‘checkmyguest’, empresa responsável pelo Airbnb onde o fotografo estava hospedado. Na ocasião, ele teria tentado estender a estadia por mais uma noite no apartamento.

“Aparentemente esteve em seguida no apartamento, localizado na 7 Rue des La Reculette, Paris, 13e, e após isso parou de responder mensagens e não deu mais notícias”, aponta a nota.

Com quem e onde estavam os pertences de Flávio?

A mala, o celular e os documento de Flávio, foram entregues a Rafael Basso - que recebeu autorização da família para abrir os pertences. Contudo, o mineiro escolheu não mexer nos itens do fotógrafo sem a presença de autoridades consulares ou da polícia francesa, para evitar ser responsabilizado ou alterar alguma prova importante do caso.

Malas foram entregues aos amigos do fotógrafo mineiro Flávio de Castro Sousa, de 36 anos.

“O que a gente espera é que o consulado nos dê uma assistência [aos amigos de Flávio que estão na França], porque estamos com os pertences de uma pessoa que está desaparecida. O que a gente tem que fazer com isso e qualquer decisão que a gente tem que tomar tem que ser feita junto com o consulado”, afirmou.

Confira a nota completa do Itamaraty:

“Ontem, 09/1, o Consulado-Geral do Brasil em Paris recebeu, com pesar, informação da polícia francesa sobre o falecimento do mencionado nacional brasileiro. O Itamaraty, por meio do Consulado em Paris, está em contato com os familiares e permanece à disposição para prestar assistência consular. Em atendimento ao direito à privacidade e em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, o Ministério das Relações Exteriores não fornece informações detalhadas sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.