Ouvindo...

Marinha emite alerta de passagem de ciclone subtropical no RS, considerado ‘atípico’

Entenda as diferenças entre ciclones subtropicais e extratropicais

Marinha emite alerta de passagem de ciclone subtropical no RS, considerado ‘atípico’

O Rio Grande do Sul será afetado pela formação de um ciclone subtropical nos próximos dias. São esperadas fortes chuvas e rajadas intensas de vento neste sábado (14) e no domingo.

A Marinha do Brasil emitiu um alerta na noite dessa sexta-feira com a possível formação do fenômeno. O comunicado descreve que o vento ciclônico se moveria para leste.

O sistema vai se deslocar pela terra, e não pelo mar. São esperados ventos de até 100 km/h no estado.

Leia também

O que é um ciclone subtropical?

Os ciclones subtropicais são atípicos no Sul do Brasil. Os mais comuns são os chamados “ extratropicais”.

As principais diferenças entre os dois estão na estrutura, na localização e nos mecanismos que os alimentam, segundo informações da MetSul Meteorologia.

Os extratropicais têm o núcleo frio, são formados em latitudes médicas e altas e são alimentados por diferenças de temperatura entre massas de ar frio e quente.

Já os subtropicais têm o núcleo mais quente, são formados em latitudes subtropicais e tem alimentação mista. Além de se alimentarem das diferenças de temperaturas entre as massas de ar, também ganham força pelo calor liberado pela condensação de vapor d'água.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.