Ouvindo...

Receita Federal mira comércio de produtos falsificados na Av. Paulista, em SP

A expectativa da ação desta sexta-feira (12) é a de que o valor das mercadorias apreendidas chegue a R$ 7 milhões

A Receita Federal realizou nesta sexta-feira (12) a operação “Verdadeiro ou Falso” na região central de São Paulo. A ação aconteceu em dois endereços da Avenida Paulista: um shopping, onde diversas lojas foram flagradas vendendo produtos falsificados trazidos de contrabando, e uma sala comercial, usada para revender produtos importados de forma irregular, sem o pagamento de impostos.

A expectativa é de que o valor das mercadorias apreendidas chegue a R$ 7 milhões. Segundo a Receita, esse tipo de prática prejudica comerciantes e produtores que trabalham dentro da lei, tira empregos formais e sonega tributos que deveriam ir para os cofres públicos.

No caso dos produtos falsificados, além de violar direitos autorais e de marcas, o crime desestimula o investimento de empresários honestos e coloca o consumidor em risco, já que esses itens não seguem normas de segurança.

Leia também:

O órgão afirma que a operação deve causar prejuízo ao crime organizado. Além de perderem os produtos, os responsáveis poderão responder por contrabando, descaminho e outros crimes relacionados.

A Receita Federal reforçou que segue atenta e vai continuar usando seu treinamento e ferramentas para identificar e combater pontos de distribuição de mercadorias ilegais em todo o país.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.