Ouvindo...

Vídeo: passageiro ‘forja’ agressão em corrida por aplicativo e viraliza; ele alega racismo

Em um vídeo, o passageiro aparece dizendo que foi agredido pelo motorista; em outro, ele afirma ter sofrido racismo

Passageiro foi flagrado ‘forjando’ agressão por parte do motorista e depois alegou ter sofrido racismo

Viralizou nas redes sociais nessa quarta-feira (4) um vídeo que mostrava um passageiro de carro de aplicativo supostamente forjando uma agressão por parte do motorista. A ação foi toda gravada por uma câmera dentro do próprio carro. O caso ocorreu em Belém, no Pará.

“O passageiro está pedindo para que eu altere o caminho”, diz o motorista. Ele é interrompido pelo homem, que afirma: “Eu estou sendo vítima aqui, desse motorista, aqui ó, tá? Para todo mundo ver que eu vou postar esse vídeo. Esse motorista me agrediu”. O passageiro, então, começa a gritar: “Socorro! Me ajudem! Eu estou sendo agredido!”.

A ação foi toda gravada por uma câmera interna do carro. Após gritar que estava sendo agredido, o passageiro para de gravar e segue a corrida em silêncio. Ele é deixado em uma rua, e o motorista segue viagem.

Leia também

Passageiro alega racismo

O passageiro, identificado mais tarde como Carlos Vera Cruz, publicou um vídeo nas redes sociais onde explica o que aconteceu, e afirma ter sofrido racismo por parte do motorista, antes do início do vídeo do carro.

“Boa tarde. Eu estou gravando esse vídeo para trazer uma elucidação para vocês. Está rolando nas redes sociais um vídeo meu dentro de um carro de aplicativo, que foi gravado totalmente fora de contexto. Quando o motorista começa a gravar, ele já tinha feito a agressão à minha pessoa. No caso, a agressão foi o racismo”, explicou.

“O GPS estava dando um caminho e eu solicitei a ele que fizesse um outro caminho, que não teria muita alteração, porque o destino era o mesmo. Mas esse motorista, por eu ser um homem negro e ele ser um senhor branco, achou que àquela altura eu estaria fazendo alterações para talvez, quem sabe, assaltá-lo ou algo desse jeito. E aí ele solicitou que eu descesse do carro”, afirmou.

“Após o motorista pedir para encerrar a corrida, eu comecei a gravar o vídeo, e ele faz a gravação que [parece que], devido à alteração de caminho que ele não queria fazer, eu estou tendo aquela reação. Mas a reação, na verdade, é por conta dele ter solicitado encerrar a corrida e a me deixar no meio da rua”, finalizou.

O vídeo foi publicado por Carlos no Instagram dele, mas a conta na rede social consta como indisponível, e o vídeo segue viralizando no X, antigo Twitter. A Itatiaia não conseguiu contato com Carlos Vera Cruz, nem com o motorista, que não foi identificado. O espaço segue aberto.

A Itatiaia também entrou em contato com a Polícia Civil do Pará para saber se uma investigação foi iniciada e aguarda retorno.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.