O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2024 ocorreu neste domingo (3). Conforme informações preliminares divulgadas pelo Ministério da Educação, dos 4,3 milhões de candidatos inscritos 26,6% não compareceram ao local de prova - o que equivale a mais de um milhão de participantes ausentes.
Leia mais:
Qual foi o tema do Enem 2024? Web repercute a prova de redação ‘Valorização da herança africana': professora detalha nível de dificuldade do tema da redação do Enem 2024 Estudante perde 1º dia de prova do Enem em BH por conta de trânsito: ‘infelizmente não deu nessa’ Água, abraços e orações: projetos ajudam a tranquilizar estudantes antes da prova do Enem em BH Camilo Santana afirma que crescimento do Enem 2024 é reflexo do programa ‘Pé de meia’
Apesar do número considerável, a taxa de candidatos ausentes nesse ano é a menor dos últimos três anos. Outro dado que representa a maior adesão dos alunos brasileiros no Enem 2024, é que 94% dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio neste ano em escolas públicas fizeram a prova, no ano passado esse índice foi de 58%.
Também conforme o Ministério da Educação, 4.999 candidatos foram eliminados nesse primeiro dia de prova.
Mais cedo, na primeira coletiva de imprensa deste domingo (3), o ministro da educação, Camilo Santana, afirmou que o crescimento no número de inscrições foi motivado pelo programa ‘Pé de Meia’. Vários estados brasileiros registraram um aumento significativo nas inscrições para o Enem. ‘São Paulo, por exemplo, ano passado foi 44%, esse ano superou os 80%, quase dobro o número de alunos inscritos’, afirmou Santana. Ele também destacou que em alguns estados, como o Paraná e o Rio Grande do Sul, o percentual de inscritos saltou de cerca de 50% para quase 90%.