Ouvindo...

Camilo Santana afirma que crescimento do Enem 2024 é reflexo do programa ‘Pé de meia’

Vários estados brasileiros tiveram o dobro de participantes em relação ao ano anterior

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou um expressivo aumento no número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, durante coletiva de imprensa realizada neste domingo (3). Santana atribuiu esse crescimento ao programa ‘Pé-de-Meia’, uma iniciativa do governo federal que oferece incentivo financeiro aos estudantes.

De acordo com o ministro, vários estados brasileiros registraram um aumento significativo nas inscrições para o Enem. ‘São Paulo, por exemplo, ano passado foi 44%, esse ano superou os 80%, quase dobro o número de alunos inscritos’, afirmou Santana. Ele também destacou que em alguns estados, como o Paraná e o Rio Grande do Sul, o percentual de inscritos saltou de cerca de 50% para quase 90%.

Leia também

Impacto do programa ‘Pé-de-Meia’

Santana ressaltou que o programa ‘Pé-de-Meia’ tem sido fundamental para esse aumento nas inscrições. 'É um programa educacional com incentivo financeiro, que o aluno que fizer a prova hoje e fizer a prova do próximo domingo vai receber uma parcela a mais do Pé de Meia como estímulo’, explicou o ministro.

O Enem é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado para acesso a programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia também:

Logística e preparativos para o exame

O ministro também destacou a complexa logística envolvida na realização do Enem. Segundo ele, o exame envolve quase meio milhão de pessoas em 1.753 municípios, com mais de 149 mil salas de aula. Santana informou que todas as provas foram entregues sem ocorrências até as 11 horas da manhã do dia do exame.

Camilo Santana agradeceu o apoio de diversas instituições, incluindo as polícias Federal e Rodoviária Federal, as polícias estaduais, o Corpo de Bombeiros, além dos governos estaduais e municipais que ofereceram transporte público gratuito para facilitar o acesso dos estudantes aos locais de prova.

*Esta matéria foi produzida com auxílio de Inteligência Artificial e editada por um jornalista da Itatiaia.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.