Dos mais de 4,3 milhões de candidatos, cerca de 393 mil se inscreveram para o Enem 2024 em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, alguns dos estudantes que realizaram o primeiro dia de prova neste domingo (3) relataram que, junto a preocupação e cansaço com o exame, estava também a apreensão com o resultado da partida do Atlético Mineiro no primeiro jogo para a final da Copa do Brasil.
Leia mais:
Tema da redação do Enem 2024 é divulgado; confira Em dia de Enem, Brasil tem alerta de chuva intensa para todas as regiões do país; veja Estudante perde 1º dia de prova do Enem em BH por conta de trânsito: ‘infelizmente não deu nessa’ Água, abraços e orações: projetos ajudam a tranquilizar estudantes antes da prova do Enem em BH
Esse foi o caso da estudante Ludmila Silva Horta, que em entrevista à Itatiaia disse que teve um desempenho razoável na prova, mas que o jogo do Atlético contra o Flamengo atrapalhou a concentração. “Foi muito difícil concentrar, a todo momento a gente fica olhando o horário. Quando foi chegando às 16h [horário que começava o jogo] eu pensei:' meu Deus, a concentração já era’”, comentou.
Para Ludmila, ela sorte que quando chegou o horário do início da partida, já tinha terminado a redação - que costuma ser a parte da prova que mais exige concentração dos estudantes.
A mesma situação foi relatada pelo jovem Luiz Gustavo Moreira que evitou ir com a camisa do Atlético por medo de ser barrado na entrada do local de prova. “A prova foi fácil, a redação estava tranquila também”, afirmou. Quando questionado sobre a expectativa para a próxima semana de prova ele disse: “Ah vai dar Galo, eu tô mais preocupado com Galo do que com a prova”.