Justiça mantém condenação de casal que deixou adolescente em cárcere privado após beber chá alucinógeno

Na época, o jovem tinha apenas 16 anos e trabalhava na marmoraria do casal, quando foi convidado para uma cerimônia religiosa

O adolescente teria entrado em surto após consumir o chá, mas não foi socorrido pelo casal

A Justiça de São Paulo manteve a decisão que condenou um casal a 2 anos e 4 meses de reclusão e 3 meses de detenção pelos crimes de sequestro, cárcere privado e perigo para a vida ou saúde de um adolescente de 16 anos. Segundo a 13ª Câmara de Direito Criminal, o jovem foi induzido a consumir chá de ayahuasca.

Na época dos fatos, o adolescente era funcionário do casal em uma marmoraria e foi convidado para participar de uma cerimônia religiosa, onde ele foi estimulado a consumir o chá.

Leia também

Após ingerir a bebida, o jovem entrou em surto psicótico e perdeu a consciência. O casal, no entanto, não prestou socorro ao adolescente e o manteve em cárcere privado por quatro dias.

O relator do recurso, José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues, reforçou a responsabilização dos réus por disponibilizar o chá para o rapaz sem a autorização dos responsáveis.

Quais são os efeitos do chá de ayahuasca?

A ayahuasca, também conhecida como hoasca ou Daime, é uma bebida de cor marrom escura feita através de duas plantas amazônicas: o cipó-jagube e o arbusto-chacrona.

O chá é utilizado por tribos indígenas da América do Sul e em algumas religiões. Entretanto, a ayahuasca tem alto potencial alucinógeno, capaz de provocar alterações na consciência por um período de até 10 horas.

A bebida contém substâncias que atuam no sistema nervoso e provocam efeitos colaterais como vômitos e diarreia, além de outros impactos negativos a longo prazo, como aumento da pressão arterial, surtos psicóticos e, em casos mais graves, até a morte.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...