Ouvindo...

Como começar uma redação? Professora dá dica para o ENEM

Neste domingo (3) candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio fazem provas de redação e outros dois eixos temáticos

Invisibilidade do trabalho da mulher foi tema da redação do Enem

O Enem 2024 começa neste domingo (3) e a prova de Redação é uma das que será aplicada aos mais de 4,3 milhões de inscritos. É por causa dela, inclusive, que o primeiro dia de provas dura 5 horas e meia.

A dois dias do exame não é hora de estudar, segundo professores ouvidos pela Itatiaia. No entanto, as buscas do Google mostram que os alunos não estão seguindo esse conselho.

As pesquisas por “redação Enem” tem sido uma das buscas mais frequentes do Google nos últimos dias. Anualmente, o pico de pesquisas é registrado no dia da prova de redação.

Mas qual é a melhor estratégia a adotar para a prova deste domingo? A Itatiaia conversou com Janiny Nominato, que é professora e Coordenadora pedagógica de Redação do Chromos. Ela compartilhou as orientações que repassa aos alunos.

Qual é a melhor maneira de lidar com a prova?

O melhor a fazer é confiar no processo de estudos que foi feito pelos candidatos ao longo de todo o ano letivo. É importante que, na véspera da prova, não haja excessos e nem faltas, ou seja, uma alimentação balanceada, hidratação corporal bem realizada durante o sábado e uma boa noite de sono.

Por onde começar a fazer a prova do Enem?

A redação tem uma importância fundamental por valer 1000 pontos, similarmente às outras áreas de Linguagens e Humanas.

Por isso, recomenda-se que o candidato reproduza as simulações feitas ao longo do ano. Pense no desempenho em simulados. Fazer a redação antes, durante ou depois das provas objetivas é uma decisão pessoal.

E quem não treinou redação ao longo do ano?

Para quem não fez isso no decorrer do ano, sugiro que inicie pela redação, dada a relevância de 20% da pontuação total no Enem.

Leia também

O que é a proposta de intervenção?

Os candidatos, além de problematizarem o tema proposto, devem elaborar uma sugestão de melhoria social, a qual chamamos de proposta de intervenção.

Tradicionalmente, ao final do texto dissertativo-argumentativo, o estudante precisa sugerir uma ação que altere essa realidade problemática, desde que seja possível de executá-la, respeitando os direitos humanos.

Ainda, ao propor esta atitude, o candidato precisa dizer como essa ação será viabilizada, quem irá implementá-la e qual é a expectativa a partir dessa ação.

Por fim, é preciso detalhar o que se sugere como intervenção, qualquer informação extra sobre esses elementos, como um exemplo ou uma justificativa dessa escolha.

Em quais dias acontecem o Enem?

Em 2024, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro - ambas no domingo, em duas semanas seguidas.

1° dia - (3 de novembro):

Os participantes farão:

  • Redação
  • 45 questões de Linguagens e Códigos (Português e língua estrangeira)
  • 45 questões de Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia)

2° dia - (10 de novembro):

Os participantes vão responder:

  • 45 questões de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia)
  • 45 questões de Matemática

Quando a prova do Enem começa?

Nos dois dias provas irão iniciar às 13h30. Horário de Brasília.

Confira o guia completo para o ENEM 2024


Participe dos canais da Itatiaia:

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.