Ouvindo...

Enem 2024: como melhorar seu repertório até a data da prova

Oportunidade para milhares de estudantes ingressarem no Ensino Superior, as provas deste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro

A um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (ENEM), os mais de 5 milhões de candidatos devem estar nos preparativos finais, revisando os conteúdos. Dividido em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro, são aplicadas questões objetivas e a redação. A nota 1.000 no texto é um dos grandes objetivos para a maioria.

O repertório é um dos fatores chave de sucesso para a prova, em especial na redação.

‘Para o Enem, repertório é qualquer conhecimento de áreas do saber que ajude o aluno como estratégia argumentativa a desenvolver, embasar e fundamentar suas ideias, ou seja, tornar a sua argumentação mais forte e não somente presa ao senso comum’, explica a professora Allana Mátar de Figueiredo, do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas (UFMG).

Quais são os critérios que o Enem usa para avaliar o repertório?

A cartilha do participante da redação do Enem está disponível no site do Inep. O documento explica as cinco competências que seguem o modelo de avaliação do texto. Além disso, o Inep também apresenta exemplos de redações nota 1.000 com os comentários dos avaliadores.

Segundo a professora, para que o aluno seja avaliado com a nota máxima na competência 2, que avalia o repertório sociocultural, é preciso tenha pelo menos uma ocorrência de repertório que atenda quatro critérios. São eles:

  1. Externo: pelo menos um repertório no texto não pode estar presente na coletânea da redação ou nos textos das questões fechadas.
  2. Legitimado: ele tem de ser pertencente a uma área do conhecimento, seja ciências humanas; natureza; artes; matemática e entre outros. ‘Não existe área do conhecimento melhor ou pior para o Enem. O importante é que esse repertório seja legitimado por uma área formal do saber’, ressalta Figueiredo.
  3. Pertinente: o repertório tem que ser coerente ao recorte temático da redação. Evite falas genéricas.
  4. Produtivo: bem explicado e relacionado ao argumento que o aluno está defendendo no parágrafo que apresenta o repertório.
Leia também

Leia também:

Como aumentar o repertório?

Para aumentar o repertório o estudante deve estar atento a todo tipo de conhecimento que circula no mundo, nas diversas áreas do saber. Isso pode ser feito de várias formas no decorrer do ano, desde consumir mais conteúdos jornalísticos, seja por rádio, TV ou nas mídias digitais; assistir documentários, filmes e séries; escutar podcasts; ler livros e entre outros.

Para ajudar os estudantes que estão aflitos, ainda dá tempo de melhorar o repertório!

‘O aluno pode fazer o que a gente chama de “caderninho de repertórios”, pegar uns 10 eixos temáticos e ir anotando de maneira sistemática vários repertórios que se enquadram em cada um desses’, alerta Figueiredo.

Veja o cronograma completo do Enem 2024

  • Inscrições: 27/05 a 7/06
  • Prazo para pagamento da Taxa de Inscrição: 27/05 a 12/06
  • Dia das provas: 3 e 10 de novembro
  • Divulgação do gabarito: 20 de novembro
  • Resultados: 13 de janeiro de 2025

Confira o horário das provas:

  • 1º dia: 13h30 às 19h
  • 2° dia: 13h30 às 18h30

Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Giullia Gurgel é estudante de jornalismo e estagiária da Itatiaia.
Leia mais