Ouvindo...

Onde fica a redação do Enem? Entenda como funciona a prova

Prova de redação acontece no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio

Investigação identificou responsável por vazamento da redação do Enem antes da divulgação do conteúdo da prova pelo Inep

A menos de três semanas para o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é importante que os alunos saibam bem como funciona a estrutura da avaliação. Nessa primeira parte, os estudantes terão que responder 90 questões dos cadernos de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas, além de uma redação.

Leia mais:

Por ser uma das disciplinas que mais valem ponto no exame, a redação requer uma atenção especial dos estudantes. A folha onde tem as instruções, os textos motivadores e as propostas ficam no caderno do primeiro dia de provas. Na capa dele, na parte de trás, também há um espaço para os alunos escreverem o rascunho do texto.

Leia também

Além disso, cada candidato recebe a Folha de Redação, onde ele deverá preencher os dados pessoais e a versão final do texto.

No Enem, a prova pede que todos os estudantes escrevam um texto na modalidade dissertativo-argumentativo a partir de um tema que é apresentado juntamente com os textos motivadores - que servem como um apoio temático. A redação vale 1000 pontos divididos em cinco competências de 200 pontos cada, são elas:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento