A menos de três semanas para o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é importante que os alunos saibam bem como funciona a estrutura da avaliação. Nessa primeira parte, os estudantes terão que responder 90 questões dos cadernos de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas, além de uma redação.
Leia mais:
Enem 2024: a menos de um mês do primeiro dia de provas, veja a melhor estratégia para se dar bem no exame Redação Enem 2024: professores comentam possíveis temas do texto Enem 2024: confira datas das provas neste ano
Por ser uma das disciplinas que mais valem ponto no exame, a redação requer uma atenção especial dos estudantes. A folha onde tem as instruções, os textos motivadores e as propostas ficam no caderno do primeiro dia de provas. Na capa dele, na parte de trás, também há um espaço para os alunos escreverem o rascunho do texto.
Além disso, cada candidato recebe a Folha de Redação, onde ele deverá preencher os dados pessoais e a versão final do texto.
No Enem, a prova pede que todos os estudantes escrevam um texto na modalidade dissertativo-argumentativo a partir de um tema que é apresentado juntamente com os textos motivadores - que servem como um apoio temático. A redação vale 1000 pontos divididos em cinco competências de 200 pontos cada, são elas:
- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.