Passageiros de um voo da Azul, que saiu de Recife (PE) com destino ao Rio de Janeiro (RJ), viveram momentos de tensão na manhã desta segunda-feira (30). A aeronave precisou desviar a rota e pousar em Salvador (BA) devido a problemas técnicos. Em meio à confusão e desespero dos passageiros, a atriz global Isis Broken denunciou ter sido vítima de transfobia por um dos comissários de bordo.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os passageiros chorando e com bastante medo. “Ficamos todos ali em alerta, orando, crianças chorando… um momento de muita tensão”, disse Stefanny Lopes, que estava no voo.
A rota do voo, disponível no FlightRadar24, site que monitora a malha aérea, mostra que o avião eu várias voltas sob a capital baiana para gastar combustível e pousar em segurança.
Azul nega “pouso de emergência”
Antes do avião aterrissar, a comissária de bordo informou ao passageiros que o avião fazia um “pouso de emergência”. “O comandante informa que faremos um pouso de emergência dentro de, aproximadamente, 15 minutos. A tripulação está treinada para enfrentar qualquer situação de emergência. Coloque o encosto da sua poltrona na posição vertical, ajuste firmemente o cinto de segurança e recolha a mesa”, dizia o aviso.
Porém, em nota à Itatiaia, a companhia aérea negou que o pouso tenha sido de emergência e disse que foi feito um pedido de prioridade de pouso.
“A Azul informa que, por questões técnicas, o voo AD4032 (Recife-Galeão) precisou alternar para o aeroporto de Salvador. A Companhia esclarece que não houve pouso de emergência, e sim pedido de prioridade de pouso (Pan-Pan, no jargão técnico), com adoção de medidas de emergência preventivas na cabine da aeronave, orientadas pela Tripulação. O pouso aconteceu em segurança e os Clientes desembarcaram normalmente”, informou a Azul.
Leia mais:
Com dívidas bilionárias, situação financeira da Azul é vista como ‘insustentável’ por agência de risco Adeus lanchinhos? Azul não irá mais fornecer snacks à vontade durante voos domésticos Avião da Azul que saiu de BH para Brasília tem pane no ar e retorna ao Aeroporto de Confins
A informação também foi confirmada pela Vinci Airports Brasil, concessionária que administra o aeroporto. “A concessionária do Aeroporto de Salvador confirma pouso de prioridade na manhã desta segunda (30) e que, após procedimentos técnicos e de segurança, a aeronave pousou e seguiu para desembarque dos passageiros. O aeroporto está operando normalmente”, disse a empresa.
Denúncia de transfobia
A atriz Isis Broken, no ar na novela “Rancho Fundo”, da TV Globo, como Corina Castello, também estava no avião. A artista, que é uma mulher trans, afirmou que sofreu transfobia ao perguntar a um comissário sobre a situação do voo.
Questionada pela reportagem, a Azul afirmou que “repudia e combate todo e qualquer tipo de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade funcional”.
“A Companhia informa que tem como política atender seus Clientes da melhor maneira possível, por meio de um serviço personalizado, com qualidade, eficiência, presteza e principalmente segurança. Os Tripulantes são treinados e orientados para seguir todos os procedimentos e prestar a assistência necessária aos Clientes”, complementou a companhia.
Ao pousar, a aeronave estava em uma área mais afastada do aeroporto de Salvador, onde havia equipes do Corpo de Bombeiros.
*Com informações de CNN Brasil