A noite desta terça-feira (17) será marcada por um eclipse lunar parcial. E, dessa vez, ele poderá ser visto em todo o Brasil.
A previsão é de que o eclipse comece às 21h41 (de Brasília), atinja o auge às 23h44 e acabe na madrugada desta quarta-feira (18), às 01h47. O evento será todo transmitido pelo Observatório Nacional, através
Neste ano, há ainda um eclipse que poderá ser visto no Brasil: o eclipse solar anular no dia 2 de outubro.
O que é eclipse solar?
O
- Eclipse solar total - ocorre quando a lua, o sol e a Terra estão completamente alinhados. É visível em apenas uma pequena área da terra, e é possível notar a lua bloqueando todos os raios de sol. Dessa forma, o dia vira noite por alguns minutos. O fenômeno acontece a cada 18 meses.
- Eclipse solar parcial - a lua, o sol e a Terra não estão alinhados, portanto, o sol parece ter uma sombra em uma pequena parte.
- Eclipse solar anular - a lua está mais distante da Terra e parece menor. Ela não bloqueia completamente os raios de sol, portanto é possível ver um disco escuro em frente ao astro.
Há um quarto tipo, o eclipse solar híbrido, que é quando acontece mais de um eclipse solar no mesmo dia. Esse é o tipo mais raro.
O que é eclipse lunar?
Eclipse lunares ocorrem quando a Terra fica entre o sol e a lua. A lua, que precisa necessariamente estar em sua fase cheia, fica posicionada na sombra que a terra faz, podendo ser a umbra, que não recebe nenhuma iluminação solar, e penumbra, quando há uma porção de raios solares. Também há três tipos de eclipse lunar: penumbral, parcial e total. Entenda:
- Eclipse lunar total - a lua passa pela umbra e fica sem iluminação solar.
- Eclipse lunar parcial - a lua passa parcialmente pela umbra.
- Eclipse lunar penumbral - a lua passa pela penumbra, a sombra mais clara, e tem pouca alteração em seu brilho.