Ouvindo...

7 de setembro: livro resgata histórias dos principais personagens da Independência do Brasil

Lançado em 2024, o livro ‘Os Nomes da Independência’, de Rodrigo Trespach, relembra nomes como D. Pedro I, D. Leopoldina e José Bonifácio

Neste 7 de setembro, o Brasil comemora 202 anos de sua independência. O livro “Os Nomes da Independência — A história dos principais personagens da emancipação política do Brasil e do sete de setembro”, do historiador gaúcho Rodrigo Trespach, resgata os principais personagens do movimento. A obra foi lançada em junho de 2024, pela editora Difel.

A Independência do Brasil em relação ao Reino de Portugal foi proclamada em 7 de setembro de 1822, por D.Pedro I, às marges do riacho Ipiranga, na cidade de São Paulo. Esse processo histórico emancipou politicamente e fundou o Reino do Brasil.

Leia também

O livro é organizado em verbetes e começa com o personagem mais conhecido do movimento: D. Pedro I. O autor conta a história do imperador desde a juventude até sua morte precoce, em 1834, já como D. Pedro IV de Portugal, após renunciar ao trono brasileiro, em 1831. O imperador abdicou em favor do filho D. Pedro de Alcântara, de apenas 5 anos, que, no futuro, se tornou imperador como D. Pedro II.

Outros importantes nomes resgatados no livro são os de D. Leopoldina, imperatriz do Brasil e esposa de D. Pedro I, José Bonifácio, considerado Patrono da Independência, e D. João VI, então rei de Portugal. Também são lembrados heróis nacionais, boêmios, políticos, religiosos, jornalistas, nobres e artistas.

O autor tem como um de seus objetivos apresentar novos nomes ao público e contar histórias que, até agora, ficaram na sombra. Em entrevista ao podcast Casa do Livro, o autor afirma que “vários personagens desconhecidos do grande público são importantes nesse processo. É o caso do Clemente Pereira, que foi um dos organizadores do Dia Do Fico, o Gonçalves Ledo, que era um dos articuladores desse rompimento com Portugal, que tinha um viés mais republicano. Esses personagens mereciam um pouco mais de destaque na história do Brasil”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Leia mais