Ouvindo...

Tripulante notou alerta de falha no sistema de degelo da aeronave que caiu em Vinhedo

Cenipa divulgou nesta sexta-feira (6) relatório preliminar sobre queda de avião da Voepass que matou 62 pessoas no início de agosto

O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou nesta sexta-feira (6) o relatório preliminar da queda do avião da Voepass que matou 62 pessoas no dia 9 de agosto deste ano em Vinhedo. Segundo o órgão, a aeronave mostrou minutos após a decolagem alerta de que havia gelo na superfície do avião, em seguida, a tripulação ligou o sistema de degelo.

Leia mais:

Contudo, ainda no início do voo, soou um alarme na aeronave e um tripulante comentou sobre uma possível falha no sistema de Airframe-de icing, que era responsável pelo degelo das asas do avião. Em seguida, o detector eletrônico de gelo, exibiu e deixou de exibir alertas, por várias vezes, durante o período que o avião estava no ar.

“Os tripulantes comentam sobre falhas no sistema de boot das asas (os que quebram o gelo), mas ainda não podemos confirmar se realmente houve essa falha e se foi ela que provocou a queda da aeronave”, afirmou o tenente-coronel Marcelo Moreno, chefe do Cenipa.

Até a queda, o Cenipa constatou que o sistema Airframe-de icing foi ligado e desligado duas vezes, e, momentos antes da queda, ele foi ligado por uma última vez.

Informações importantes divulgadas pelo Cenipa

  • A aeronave estava certificada para voo em condição de gelo.
  • Pilotos tinha mais de 5 mil horas totais de voo e tinham treinamento específico para voo em condições de gelo
  • Registros técnicos de manutenção da aeronave estavam atualizados
  • Pilotos tinham acesso a informações meteorológicas que indicavam gelo severo na rota
  • Ultima grande revisão de manutenção da aeronave aconteceu em 24 de junho de 2023, mas passou por checagens diárias até o dia do acidente.
Leia também

Queda de avião em SP

Uma aeronave da Voepass caiu, na tarde do dia 9 de agosto em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave do modelo ATR-72 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não houve sobreviventes.

Leia mais:


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais