Ouvindo...

Twitter está de volta? Usuários relatam que rede social voltou a funcionar

Durante a tarde desta quarta-feira (04), usuários da plataforma relataram que conseguiram utilizá-lo sem o uso de VPN

Twitter está de volta? Usuários relatam que rede social voltou a funcionar na tarde desta quarta-feira (04)

‘MEU TWITTER’ e ‘TWITTER ESTÁ DE VOLTA’ foram algumas das expressões que entraram nos trending topics do Brasil na tarde desta quarta-feira (04), isso porque a rede social - que foi suspensa por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes na noite de sexta-feira ( 30) - começou a funcionar normalmente, sem o uso de VPN para alguns usuários.

Relatos feitos na própria plataforma dão conta que a rede social voltou a funcionar espontaneamente na tarde desta quarta-feira (04), com a possibilidade de fazer publicações, curtir e comentar tweets de outras pessoas.

“Gente o Twitter voltou e eu adorando, mas estarei assim nos tribunais explicando para os advogados do Maraes que não foi VPN e sim um Wi-Fi de procedência duvidosa que fez meu Twitter voltar”, comentou um usuário.

Na decisão, Moraes decidiu que o X só poderia voltar a funcionar caso a empresa indique um representante legal no Brasil e pague R$ 18,3 milhões em multas.

Além disso, foi determinado que quem usar VPN (Virtual Private Network) ou outros meios para usar o aplicativo no Brasil deverá pagar multa diária de R$ 50 mil.

Entenda suspensão

O ministro Alexandre de Moraes deu 24 horas para que o dono da plataforma, o empresário Elon Musk, nomeasse um novo representante legal do X no Brasil, que ficou sem ninguém no cargo desde que o proprietário da rede demitiu os funcionários do país.

Após bloqueio de contas da Starlink, Musk diz que investir no Brasil é ‘insanidade’

Como não seguiu a ordem do STF, a rede social foi retirada do ar ao longo do fim de semana, sem prazo para retornar.

Leia também

Na decisão, Moraes considerou os “reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais e inadimplemento das multas diárias aplicadas, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras, inclusive durante as eleições municipais de 2024".

Após a decisão monocrática de Moraes, a Primeira Turma manteve, por unanimidade, nesta segunda-feira (2) a decisão do ministro. O colegiado é formado por cinco dos 11 ministros que compõem a Corte.

(Com informações de Gabriel Máximo)


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas, é repórter da Itatiaia desde abril de 2023, na equipe de redes sociais. Já passou pela redação do jornal Estado de Minas e assessoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tem experiência principalmente em vídeos, podcasts e reportagens multimídia.