Previsão do tempo divulgada pelo instituto MetSul Meteorologia nesta segunda-feira (19) mostra que a cidade de São Paulo pode registrar, nesta semana, as temperaturas mais elevadas para o mês de agosto desde que se iniciaram as medições meteorológicas na estação oficial do Mirante de Santana, na zona Norte, em 1943.
“O estado de São Paulo está sob influência de uma grande bolha de calor que traz temperatura muito acima da média para uma extensa área do Brasil e que tem o seu maior impacto no Centro-Oeste do Brasil. Cuiabá, por exemplo, já soma quatro dias seguidos em que a temperatura supera 40ºC com marcas de 41ºC a 42ºC”, destaca informativo do MetSul.
Nesse domingo (18), a capital paulista registrou calorão de 32,5ºC uma das mais altas máximas observadas no mês desde o começo das medições. “Conforme as estatísticas do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura já observada em agosto na estação do Mirante na série iniciada em 1943 foi de 33,1ºC, marca observada nos anos de 1952 e 1955.
A previsão aponta que as tardes serão mais quentes na capital paulista, com temperatura acima dos 30ºC. “Em princípio, a tarde mais quente, conforme os dados, se daria na quinta-feira com máximas de 32ºC a 34ºC na maior parte da cidade. Alguns modelos indicam que na sexta poderia fazer ainda mais calor, mas não consenso e a maior parte dos dados aponta marcas menores que na quinta. Com base nos registros esperados, assim, não se pode afastar a possibilidade de quebra do recorde histórico de máxima para agosto.
Chuva
O MetSul informa que a temperatura deve mudar no final de semana,