Para quem pensou que a onda de frio de dias atrás era a última, muita calma, porque ela voltará. De acordo com a MetSul Meteorologia, o mês de agosto terá ainda mais uma incursão polar e que se dará no final desta semana com nova queda acentuada da temperatura em diversos estados que terão uma semana muito quente sob uma onda de calor.
Inverno em BH? veja quais foram as menores temperaturas registradas no ano Frio reflexo de ciclone extratropical continua no Brasil; veja até quando
Os mapas mostram a projeção de anomalia de temperatura, indicando o quão mais fria ou quente é uma massa de ar, para o período de 23 a 26 de agosto. A massa de ar frio deve avançar a partir da Argentina e do Uruguai, alcançando os três estados do Sul do Brasil entre os dias 23 e 24 deste mês de agosto, entre sexta e sábado.
Os mapas acima mostram a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média), o que indica o quão mais fria ou quente é uma massa de ar, para o período de 23 a 26 de agosto.
O ar frio, então, vai se mover para Norte na sequência rumo ao Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, com queda maior da temperatura no próximo fim de semana nestas regiões, encerrando o período muito quente.
Antes da chegada do ar frio no final da semana, entretanto, são esperados vários dias de calor excessivo no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil, com máximas de 40°C a 43°C entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
Ainda conforme a MetSuk, o ar quente trará calor nesta semana ainda no Sul do Brasil. Será uma incursão de ar frio de trajetória continental, portanto pelo interior da América do Sul, o que fará com que a queda da temperatura alcance áreas do Norte argentino, Paraguai e os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Frio deve continuar durante a semana em quase todo o Brasil; confira previsão do tempo para a semana Previsão do tempo: saiba quando pode voltar a chover em Belo Horizonte
A nova incursão de ar frio não trará temperatura tão baixa no Centro-Oeste e no Sudeste como no evento de frio da metade deste mês, embora se preveja um resfriamento significativo. No Sul, o impacto do ar frio será parecido com o do último evento, mas com mínimas pouco mais altas que na incursão de ar polar dos dias 9 a 11 últimos.
No Rio Grande do Sul, o ar frio começa a ingressar na quinta-feira (22) e toma conta do estado na sexta-feira (23). A tarde de sexta já será fria e as madrugadas de menor temperatura serão as do próximo fim de semana e o começo da semana que vem, em particular do domingo (25) e a segunda (26).
Dados indicam neste momento que grande número de cidades do Sul do Brasil poderá ter marcas perto ou abaixo de 0 °C no próximo fim de semana e início da semana que vem.