Diversas cidades brasileiras registraram nesse fim de semanas temperaturas acima dos 40 °C, ou próximas desse valor. Esse foi o caso da capital do Mato Grosso, Cuiabá, que registrou 42°C e de Água Clara, no Mato Grosso do Sul, que registrou 39,8 °C.
Leia mais:
Onda de calor: São Paulo pode ter a semana mais quente dos últimos 80 anos Em meio a onda de calor, MG tem três das cidades mais frias do Brasil; veja quais Alerta de onda de calor é renovado e MG pode registrar até 37ºC nos próximos dias
Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) cinco das cidades mais quentes do Brasil estão localizadas no centro-oeste, ou próximas da região, são elas: Cuiabá (MT), Padre Ricardo Remetter (MT), Diamantino(MT), Rondonópolis(MT) e Água Clara (MS). Elas registraram temperaturas máximas entre 42,2 °C e 39,9 °C.
Em Rondônia, a temperatura foi de 28 °C e cidades do interior de São Paulo registraram 37 °C.
O Instituto também emitiu alerta laranja, que demonstra perigo e temperaturas 5 °C acima da média por um período de 3 a 5 dias, para a onda de calor que tem atingindo o Centro-Oeste, parte do Sul e do Sudeste brasileiro. Os estados Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão entre os afetados pelo fenômeno.
Além disso, o Inmet também emitiu alerta para a baixa umidade do ar para 16 estados e para o Distrito Federal. Confira abaixo:
- Distrito Federal
- Maranhão
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Bahia
- Espírito Santo
- Mato Grosso
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Ceará
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Paraíba
- Piauí
- Tocantins