O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”, será realizado no próximo domingo (18), até às 18h. São mais de 2,1 milhões de inscritos para as 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.
De acordo com o novo cronograma definido pelo Governo Federal, as provas vão ser divulgadas no mesmo dia, a partir das 20 horas, duas horas após o horário final do concurso, e o gabarito preliminar deve ser divulgado no dia 20 de agosto.
Quem for aprovado no CPNU, vai começar a atuar no serviço público a partir de janeiro de 2025. O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante participação no programa Bom Dia, Ministra.
Leia também:
Horário das provas
Os portões serão abertos duas horas antes do início das provas. De manhã, as provas começam às 9 horas, com fechamento dos portões às 8h30. Os candidatos têm até 11h30 para responder as questões. De tarde, a prova começa às 14h30, com fechamento dos portões meia-hora antes. A prova segue até às 18 horas.
Na manhã, os candidatos do ensino superior (blocos 1 a 7) terão que responder 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, além de uma questão dissertativa. Já os candidatos do ensino médio (bloco 8) responderão 20 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, além de fazer uma redação.
Além disso, o nível superior terá 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos. Haverá uma avaliação diferente para cada bloco temático. E a prova de nível médio será formada por 40 questões objetivas.