O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), chamado de Enem dos Concursos, ocorrerá neste domingo (18). Saiba o que pode e o que não pode levar para a prova:
Primeiramente, é obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto. Não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas. No caso dos documentos digitais (CNH digital, RG Digital e E-Título), o candidato deve acessar o aplicativo no momento da identificação na entrada da sala.
Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado, para acessá-lo mesmo sem internet. Teste antes para se certificar que está funcionando, pois não serão aceitas fotos do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.
Leia também:
Documentos permitidos:
- Carteira Nacional de Habilitação com foto
- Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros
- Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos)
- Cartão de identidade do trabalhador
- Passaporte brasileiro
- Certificado de reservista ou dispensa de incorporação (com foto)
- Carteiras funcionais do Ministério Público
- Carteiras funcionais expedidas por órgão público, que, por Lei Federal, valham como identidade
- Carteira de trabalho.
Documentos não permitidos:
- Cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, ou protocolo do documento de identidade
- Certidões de nascimento
- CPF
- Título de eleitor (impresso ou sem foto)
- Carteiras de estudante
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI)
- Documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
CANETA PRETA — O candidato deve levar caneta preta de material transparente para usar no dia das provas. Não serão fornecidas canetas, e não será permitido se comunicar para pedir durante as provas. Por isso, é recomendado levar mais de uma caneta reserva.
ELETRÔNICOS — Conforme o edital, o candidato ou candidata será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, como: agendas eletrônicas e similares, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares, microcomputadores portáteis e/ou similares.
COMUNICAÇÃO — Os candidatos também serão eliminados se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou usando máquinas de calcular ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações.
ALIMENTAÇÃO — É permitido que os candidatos levem alimentos e água no dia da prova. As comidas devem estar em embalagens lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.
ROUPAS E ACESSÓRIOS — É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova, pois serão dois turnos de aplicação, e os candidatos ficarão sentados por um longo período. Não será permitido o uso de relógio. É proibido também o uso de óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.
Horário das provas
Os portões serão abertos duas horas antes do início das provas. De manhã, as provas começam às 9 horas, com fechamento dos portões às 8h30. Os candidatos têm até 11h30 para responder as questões. De tarde, a prova começa às 14h30, com fechamento dos portões meia-hora antes.A prova segue até às 18 horas.
Na manhã, os candidatos do ensino superior (blocos 1 a 7) terão que responder 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, além de uma questão dissertativa. Já os candidatos do ensino médio (bloco 8) responderão 20 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, além de fazer uma redação.
Além disso, o nível superior terá 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos. Haverá uma avaliação diferente para cada bloco temático. E a prova de nível médio será formada por 40 questões objetivas.
Mais de 6 mil vagas
Mais de 2,1 milhões de candidatos em todo o Brasil estão inscritos para realizar as provas do concurso. A seleção reserva 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais. As provas vão ser realizadas em 228 cidades de todas as regiões e estados.
As provas seriam aplicadas inicialmente em 5 de maio, mas foram adiadas em função do desastre climático no Rio Grande do Sul.