Um condomínio com apartamentos de luxo localizado no Complexo da Maré, no Norte da cidade do Rio de Janeiro, começou a ser demolido nessa terça-feira (130 por uma força-tarefa. São mais de 40 construções irregulares, entre elas coberturas com piscinas no formato de L, espaço gourmet, hidromassagem, porcelanato, rebaixamento de teto em madeira e closet. Assista:
Segundo as autoridades, a estrutura foi erguida na comunidade sem nenhuma autorização da Prefeitura do Rio e faz parte de uma investigação sobre lavagem de dinheiro do tráfico de drogas da região relacionada ao Comando Vermelho.
- Leia também:
Ônibus é sequestrado e usado como barricada durante operação policial em comunidade no RJ
Além de desarticular o esquema criminoso, o objetivo da operação é apurar indícios da prática de crimes ambientais e de organizações criminosas, para localizar os autores responsáveis pelas construções, afirmou o MPRJ.
A operação é uma ação conjunta do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP).
As demolições acontecem na comunidade Parque União, com o apoio de agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Polícia Civil e Militar do estado.
De acordo com as investigações da Polícia Civil, ainda em julho, agentes da SEOP estiveram no local e notificaram todas as estruturas antes da demolição definitiva.
A Prefeitura do Rio de Janeiro ainda informou que, desde 2021, foram mais de 4.200 demolições na cidade que deram prejuízos de mais de R$ 1 bilhão para o crime organizado local.