Ouvindo...

Entenda o que é politraumatismo, causa da morte das 62 pessoas que estavam no avião da Voepass

Aeronave que caiu em Vinhedo-SP saiu de Cascavel para São Paulo

Restos da aeronave que caiu em Vinhedo interior de São Paulo

A Polícia Técnico-Científica de São Paulo confirmou nessa segunda-feira (12) que as 62 vítimas da queda do avião em Vinhedo-SP morreram por politraumatismo no momento do choque da aeronave no solo. O diretor do Instituto Médico Legal ( IML), Vladmir Alves dos Reis disse que as queimaduras em alguns ocorreram posteriormente aos óbitos. Mas o que é politraumatismo?

Leia também:

Segundo a Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico, politraumatismo é resultado de múltiplas lesões graves causadas por forças externas, como impactos ou queimaduras. Fratura de ossos, lesões cerebrais, hemorragias, e lesões na coluna estão os ferimentos mais comuns no politraumatismo.

Quando ocorre, o politraumatismo pode levar ao óbito por comprometer uma série de órgãos ou sistemas. Para que uma condição seja considerada um politraumatismo ou de traumas múltiplos, é preciso que haja duas ou mais lesões graves em uma ou mais partes do corpo.

Leia também

O politraumatismo está estatisticamente ligado a acidentes de veículos motorizados e explosões. A energia desprendida no momento da colisão e a velocidade dos deslocamentos dos corpos durante um acidente estão diretamente relacionados à gravidade das lesões, por isso episódios de quedas de aviões costumam ser fatais.

A causa mais comum de politraumatismo são os acidentes de trânsito. A maioria dos casos leva a óbito, o que pode ocorrer imediatamente ou horas após o acidente por causa de hemorragias causadas, rupturas de grandes vasos ou lesões nos órgãos.

*Com Estadão Conteúdo


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.