O Diretor de Operações da VoePass disse, em entrevista coletiva na noite desta sexta-feira (9), que nenhuma hipótese sobre a queda do avião da companhia em Vinhedo, no interior de São Paulo, está descartada. O acidente no início da tarde de hoje matou 57 passageiros e quatro tripulantes.
Em entrevista coletiva, Marcel Moura afirmou que os aviões da ATR são ‘sensíveis ao gelo’, mas explicou que todos os sistemas da aeronave estavam funcionando normalmente: ‘Não se sabe se pode ter tido pane ou outra intercorrência no momento da decolagem. O sistema de D-Ice totalmente operacional. Não tinha nenhum aviso, estava 100% operacional’.
O que é sistema D-Ice?
Também conhecido como sistema de proteção contra gelo (ice protection system, em inglês), o D-Ice é um sistema que impede que a umidade atmosférica fique acumulada nas asas, hélices, entrada de ar do motor e outras superfícies da aeronave. Esse acúmulo de gelo pode atrapalhar o controle e o desempenho do avião, aumentando o risco de intercorrências.
Avião cai em SP
Uma aeronave da Voepass caiu, na tarde desta sexta-feira (9), em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave do modelo ATR-72 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não houve sobreviventes.
A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 13h28. Sete equipes dos bombeiros foram mobilizadas ao local do acidente.
Leia mais:
- Moradora de Vinhedo, em SP, narra queda de avião da VoePass: ‘escolas mandaram todos para casa’
- Avião que caiu no interior de São Paulo fazia o quarto voo do dia
- Passageiros que não embarcaram em avião que caiu em SP se emocionam: ‘livramento’
- Dona de avião que caiu em SP, VoePass já passou por recuperação judicial e mudança de nome
Em vídeos enviados à Itatiaia por moradores da região, é possível ver um corpo projetado para fora da aeronave, além de itens e pertences que estavam no interior do avião. Vídeos divulgados nas redes sociais também mostram o momento exato da queda.
Em nota divulgada à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que já enviou peritos ao local para atuar na ‘ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283'.