Ouvindo...

‘ATR é sensível ao gelo, mas nenhuma hipótese está descartada’, diz diretor da VoePass

Aeronave ATR 72-500 caiu com 57 passageiros e quatro tripulantes em Vinhedo, no interior de São Paulo; ninguém sobreviveu

O Diretor de Operações da VoePass disse, em entrevista coletiva na noite desta sexta-feira (9), que nenhuma hipótese sobre a queda do avião da companhia em Vinhedo, no interior de São Paulo, está descartada. O acidente no início da tarde de hoje matou 57 passageiros e quatro tripulantes.

Em entrevista coletiva, Marcel Moura afirmou que os aviões da ATR são ‘sensíveis ao gelo’, mas explicou que todos os sistemas da aeronave estavam funcionando normalmente: ‘Não se sabe se pode ter tido pane ou outra intercorrência no momento da decolagem. O sistema de D-Ice totalmente operacional. Não tinha nenhum aviso, estava 100% operacional’.

O que é sistema D-Ice?

Também conhecido como sistema de proteção contra gelo (ice protection system, em inglês), o D-Ice é um sistema que impede que a umidade atmosférica fique acumulada nas asas, hélices, entrada de ar do motor e outras superfícies da aeronave. Esse acúmulo de gelo pode atrapalhar o controle e o desempenho do avião, aumentando o risco de intercorrências.

Leia também

Avião cai em SP

Uma aeronave da Voepass caiu, na tarde desta sexta-feira (9), em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave do modelo ATR-72 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não houve sobreviventes.

A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 13h28. Sete equipes dos bombeiros foram mobilizadas ao local do acidente.

Leia mais:

Em vídeos enviados à Itatiaia por moradores da região, é possível ver um corpo projetado para fora da aeronave, além de itens e pertences que estavam no interior do avião. Vídeos divulgados nas redes sociais também mostram o momento exato da queda.

Em nota divulgada à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que já enviou peritos ao local para atuar na ‘ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283'.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Leia mais