Ouvindo...

Luisa Giampaoli, atleta que estava internada com leptospirose, morre aos 29 anos no RS

Marido da corredora acusa hospital em Pelotas (RS) de negligência médica; atleta era conhecida pelo excelente desempenho em provas de alto rendimento

Luísa Giampaoli deixa o marido e um filho de cinco anos

A corredora Luisa Giampaoli, de 29 anos, morreu nesta sexta-feira (26), em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em decorrência de um quadro de leptospirose - infecção transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos). A informação foi compartilhada pelo marido da atleta, Eduardo Shcimi, pelas redes sociais.

“Eu vou falar o que fizeram com a minha mulher. Eu tô indignado com isso. Ela acabou de falecer. Eu quero justiça. Quero que o Brasil todo saiba que o hospital foi negligente com ela. Isso é um absurdo, uma menina linda... Os médicos diziam que ela não tinha nada. Eu quero Justiça. Por favor, me ajudem a ter Justiça. Isso não pode ficar impune, é uma vergonha. Desculpa o desabafo, mas dói demais. Muito”, disse o marido em um vídeo publicado no Instagram da atleta.

Leia também:

Em nota ao UOL, o Hospital Universitário São Francisco de Paula confirmou a morte da corredora, mas não informou a causa. “Externamos nossas condolências à família da paciente Luisa Giampaoli”, disse a instituição.

Leia também

Segundo o marido, a atleta estava internada em estado grave na unidade. Eduardo afirma que o caso da esposa foi, inicialmente, tratado como dengue, mesmo após o diagnóstico apontar a leptospirose.

Ele acusa o hospital de negligência médica. Eduardo conta que o quadro da atleta se agravou após uma sucessão de erros no atendimento, e diz que ela não teria recebido o tratamento adequado para a doença

No final de junho, Luisa começou sentindo dores de cabeça, tontura e febre. Depois de ficar dias sem tomar antibiótico (tratamento indicado para leptospirose) por causa do diagnóstico de dengue, ela chegou a ser diagnosticada com pneumonia.

Depois de alguns dias, a corredora passou a sofre de desorientação e perda de memória. Quando o quadro já estava grave, a atleta ficou inconsciente e foi ligada a aparelhos.

Quem era Luisa Giampaoli?

Luisa era uma corredora de alto rendimento, com reconhecimento pelo seu papel inspirador na comunidade esportiva. A atleta desacatava-se pelo desempenho em provas de alto nível no cenário nacional.

Figura importante no atletismo brasileiro, Luisa era casada com o hair stylist Eduardo Schmit há 16 anos. O casal tem um filho de 5 anos, Isaac.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.