Ouvindo...

Três a cada quatro vítimas de estupro no Brasil têm menos de 14 anos; meninas negras são a maioria

País registrou 83.998 vítimas de estupro em todo o país no ano passado; principais vítimas são meninas de até 13 anos, negras, abusadas por familiares ou conhecidos

Principais vítimas são crianças e adolescentes com menos de 14 anos

Três a cada quatro vítimas de estupro no Brasil em 2023 têm menos de 14 anos, revela o 18° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18).

Segundo o levantamento, foram 83.998 vítimas de estupro em todo o país no ano passado. Desse montante, 76% tinham menos de 14 anos da data do crime, o que faz com que ele seja considerado estupro de vulnerável.

Leia também

O estudo também mostra que as principais vítimas de violência sexual no Brasil são crianças e adolescentes de até 17 anos. A partir dessa idade, a incidência da violência cai drasticamente.

Entre as vítimas de estupro de vulnerável, destaca-se o número de bebês e crianças de 0 a 4 anos. Essa faixa etária representa 11,1% do total de estupros registrados no Brasil em 2023 - o equivalente a 9.323 crianças.

Um dado preocupante é que a taxa de vitimização por estupro de bebês e crianças de 0 a 4 anos chegou a 68,7 casos por 100 mil habitantes. Valor que é 1,6 vezes maior que a média geral de estupro, considerando vítimas de todas as idades, que é de 41,4 casos por 100 mil habitantes.

Leia Mais:

A faixa etária com o maior número de vítimas de estupro é formada por crianças de 10 a 13 anos, correspondendo a 32,5% dos casos registrados no país. Ainda segundo o anuário, o risco de meninas sofrerem violência sexual na infância é duas ou três vezes superior ao verificado entre meninos.

Porém, além da prevalência do crime ser maior em pessoas do sexo feminino, o número de meninos vítima de estupro também pode estar subnotificado, já que muitos garotos não revelam a violência por medo ou vergonha.

Número de estupros quase dobrou em 13 anos

O anuário também analisou o número de estupros e estupros de vulneráveis ao longo de 13 anos. Em 2011, no início da série histórica, o Brasil registrou 43.869 estupros no país. Em 2023, esse número aumentou 91,5%, chegando a 83.988 estupros.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.