Cinco pessoas ficaram feridas após serem atacadas por um cachorro da raça american bully, durante uma festa infantil. O caso aconteceu em um condomínio de casas na cidade de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, no último sábado (13). O ataque foi registrado por diversas câmeras de seguranças, já que as vítimas foram atacadas em locais diferentes durante o evento.
As vítimas foram dois adolescentes, uma criança, um morador do local e o porteiro do condomínio, que também aparece sendo atacado no vídeo. Todos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e passam bem. De acordo com moradores, o cachorro estava sozinho em casa há pelo menos três meses e só recebia comida uma vez por semana.
A festa infantil estava marcada para acontecer na área de lazer do condomínio, perto da piscina e de uma área de estacionamento. No vídeo, é possível ver que um grupo de adolescentes brincava de futebol de sabão em uma estrutura montada para a festa, quando o cachorro pulou e invadiu o brinquedo. Logo depois as câmeras de segurança filmaram o momento em que os garotos pularam do brinquedo e correram pelo condomínio para fugir do animal.
No vídeo, é possível ver que um grupo de adolescentes brincava de futebol de sabão.
Em um determinado momento, é possível ver ainda que outro homem foi perseguido pelo animal e precisou entrar em um carro para se proteger. Logo depois as câmeras registraram também, quando o porteiro do condomínio é perseguido pelo animal, cai no chão sendo atacado. Enquanto o funcionário era mordido, um morador se aproximou e chutou o cachorro.
O pai do aniversariante ainda contou que só percebeu que estava ferido ao final da festa. Ele foi mordido na barriga, perna e nádegas. Devido às mordidas, o homem precisou passar por exames médicos no Hospital Clériston Andrade (HGCA) e tomar vacinas para se prevenir de doenças.
“Eles [os dois cachorros dos tutores] estão no condomínio há mais ou menos dois anos. Já causaram problema para nós, atacou meu filho, com meu ‘petzinho’ pequeno e mais dois moradores. A gente solicitou que a tutora retirasse os animais, mas nada foi feito. Tem 90 dias que a moradora deixou a residência, os animais estão dentro do imóvel, sem cuidado. Ela alega que o filho vem uma vez por semana dar ração e água”, disse ele.
Cachorro atacou porteiro do condomínio.
A dona do cachorro disse que vai verificar as câmeras da casa para entender o que de fato aconteceu. Ela nega as acusações de abandono e afirma que duas pessoas cuidam diariamente do animal.
Raça american bully
A raça american bully, animal no qual atacou as pessoas na festa, é originária dos Estados Unidos, é relativamente nova, desenvolvida na década de 1980 a partir de cruzamentos seletivos entre diversos cães, incluindo american staffordshire terrier, american pit bull terrier, buldogue inglês, buldogue americano, entre outros.
Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), existem quatro variedades desta raça com tamanhos diferentes, sendo miniatura (até 35 cm), pocket (até 43 cm), standard (até 51 cm) e monster (até 58,5 cm). Quanto ao peso, pode variar de 16 a 47 kg, dependendo do tamanho e da variedade.
O American Bully tem a aparência forte, poderosa e até intimidadora, mas é um cão doce.
American Bully x Pitbull: qual é a diferença?
O American Bully e o Pitbull são raças diferentes principalmente na parte física. Apesar do Bully ser derivado do American Pit Bull Terrier, suas diferenças físicas são notórias. O American Bully possui fortes influências de variedades de Bulldogues, sendo mais forte e robusto que o Pit bull.
A altura também evidencia a diferença entre essas duas raças de cães. Enquanto o Pitbull não ultrapassa os 48 cm de altura, o American Bully pode ser mais alto, chegando aos 51 cm em seu padrão Standard, o reconhecido oficialmente. Apesar das diferenças físicas, as duas raças são dóceis, carinhosas, divertidas e cheias de energia.