Ouvindo...

Defesa Civil do RS confirma mais uma morte no estado; total chega a 180

Estado gaúcho ainda tem 32 pessoas desaparecidas; enchentes históricas completam dois meses

Tragédia no Rio Grande do Sul completa dois meses

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta terça-feira (2), mais uma morte em decorrência das enchentes que assolaram o estado em maio.

A vítima é uma mulher, moradora de Roca Sales, que havia sido incluída na lista de desaparecidos. Com a atualização, o estado soma 180 óbitos e 32 pessoas seguem desaparecidas.

Leia também

Enchentes históricas completam dois meses

Dois meses depois das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o estado busca se reerguer. Na segunda-feira (1°), a limpeza do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi concluída. O local foi completamente inundado pelas águas do Rio Guaíba no início de maio.

Agora, os serviços de embarque e desembarque devem ser retomados na segunda quinzena de julho. Atualmente, o serviço está sendo realizado no Terminal ParkShopping, em Canoas, na Região Metropolitana.

Com essas mudanças, os passageiros terão de ir ao Aeroporto Salgado Filho – e não mais ao shopping em Canoas – e de lá serão levados de ônibus para base área de Canoas - de onde estão partido os voos. Os pousos e decolagens no aeroporto internacional, na capital gaúcha, só devem ser retomados em dezembro.

Além do aeroporto, inúmeros comércios foram afetados pelas inundações. De acordo com o governo do estado, três em cada dez estabelecimentos localizados em áreas que foram inundadas seguem operando em níveis abaixo da normalidade. Um levantamento do governo revelou que o volume de vendas foi inferior a 30% da média normal registrada antes das inundações.

O número de pessoas em abrigos no Rio Grande do Sul também caiu 89% desde o pico da situação de emergência no estado, quando havia 81,2 mil pessoas em espaços comunitários. A região, atingida por chuvas e inundações, registrou 8,8 mil pessoas desabrigadas no último balanço da Defesa Civil estadual, realizado na última terça-feira (25).

Em nota, o Ministério da Saúde informou que, atualmente, cerca de 200 abrigos ainda estão ativos em 53 municípios gaúchos. O ministério ainda destacou que continua monitorando casos suspeitos de leptospirose no estado. Até o momento, foram registrados 417 casos desde o início das enchentes.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.