Muro desaba, mata uma pessoa e deixa duas feridas durante chuva no interior de São Paulo

Desmoronamento da estrutura ocorreu na tarde desta segunda-feira (29), em Franca

Desabamento da estrutura ocorreu na tarde desta segunda-feira (29)

O desmoronamento de um muro na cidade de Franca, no interior de São Paulo, provocou a morte de uma pessoa e deixou outras duas feridas na tarde desta segunda-feira (29). De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, chovia no local no momento da ocorrência.

Com o óbito registrado nesta segunda-feira, sobe para nove o número de mortes provocadas pelas chuvas no Estado desde 1º de dezembro, quando teve início a Campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, voltada à orientação da população antes e durante a ocorrência de temporais.

Entre as mortes registradas, duas ocorreram na capital, uma em Guarulhos, duas em Ilhabela e outras quatro em cidades do interior.

A morte em Franca

De acordo com a Defesa Civil, o muro pertencia a uma empresa localizada no Distrito Industrial da cidade. O nome da empresa não foi divulgado, o que impossibilitou o contato com sua defesa.

Após o acidente, equipes de resgate foram acionadas para atender à ocorrência. Uma das vítimas foi encontrada já sem vida. As outras duas pessoas sofreram ferimentos, foram socorridas e encaminhadas a unidades de saúde da região.

“O local foi isolado para garantir a segurança e permitir o trabalho das equipes responsáveis pela apuração das causas do desmoronamento”, informou a Defesa Civil, que segue acompanhando a ocorrência e monitorando continuamente as condições meteorológicas de Franca e de outras cidades do Estado.

Previsão do tempo

Após dias de recordes de calor no Estado de São Paulo e na capital, a previsão é de que os próximos dias tenham temperaturas máximas mais amenas, em razão das chuvas previstas para as cidades paulistas. Ainda assim, os temporais podem provocar danos.

Por esse motivo, o Governo de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (29), a instalação de um gabinete de crise “para coordenar ações de prevenção e atendimento aos municípios diante da previsão e da possível ocorrência de chuvas fortes no Estado durante o feriado de Ano Novo”.

Conforme a Defesa Civil, há risco de temporais intensos, com acumulados entre 20 e 50 milímetros por dia, ventos fortes, trovoadas e eventual queda de granizo. As áreas com maior risco são as regiões de Presidente Prudente, Marília, Itapeva e Registro.

“Embora não haja indicativo de acumulados elevados, permanece o risco de tempestades acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo de forma isolada”, informou o governo do Estado.

* Informações com Estadão

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...