A adolescente de 17 anos que foi abusada pelo próprio pai enquanto estava internada na UTI recebeu alta da terapia intensiva e foi para o quarto. O pai foi preso em 13 de maio, e a jovem deixou a UTI dias depois.
De acordo com as enfermeiras do hospital que atendem a jovem, ela deixou a UTI do hospital em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e apresenta melhora significativa.
No quarto, a vítima saiu da traqueostomia e voltou a respirar pelas vias superiores. O pai é acusado de estupro de vulnerável, que acontece quando a vítima é uma criança ou adolescente com menos de 14 anos, ou alguém sem discernimento para se defender no momento do crime.
Ao G1, uma das enfermeiras, que preferiu não se identificar, disse que “do dia da prisão dele em diante ela só teve melhora. A gente percebeu que a paciente teve uma melhora absurda do quadro clínico”. Outra funcionária afirmou que “ela já está comendo, já está começando a se expressar. Ela já está sorrindo, mas passava noites e noites em claro, chorando e em extremo estresse”.
Entenda o caso
Enquanto esteve na UTI, a adolescente passou por traqueostomia. A equipe de enfermagem que cuidava do caso desconfiou que havia algo de errado e resolveu gravar a visita do pai em uma madrugada de maio. As imagens mostraram o homem com a mão dentro do avental da filha, tocando as pernas e as partes íntimas.
O exame de corpo de delito também comprovou que se tratava de um caso de abuso sexual. A delgada seccional de São Bernardo do Campo, Kelly Cristina Sacchetto, contou à equipe do programa Profissão Repórter que “através do exame de corpo de delito realmente se constatou o abuso sexual, as lesões provenientes desse abuso que esse pai cometia”.
Ao todo, sete funcionários do hospital foram ouvidos como testemunhas. De acordo com eles, durante a noite, quando o pai visitava a jovem, ela ficava muito agitada. Em uma dessas visitas, os batimentos cardíacos da vítima chegaram a 190 batimentos por minuto. Conforme o Ministério da Saúde, o batimento cardíaco considerado normal fica entre 70 e 90 batimentos por minuto.
Uma testemunha contou que “depois da filmagem feita, pela manhã, percebeu que a adolescente estava muito agitada no momento de trocar a fralda e notou que as partes íntimas dela estavam com muita vermelhidão e fissuras”.
De início, o homem foi preso temporariamente. Depois, a Justiça converteu a prisão para preventiva. A mãe da vítima defende o réu. “Ele não fez nada. Um pai muito presente na vida dos meus filhos. Muito amoroso. Ali, para mim, foi um momento de desespero [...] Ninguém chamou a gente para conversar. Acharam melhor estar expondo ele. Destruiu a minha família. Nós somos dependentes dele para tudo”, disse.
*Sob supervisão de Enzo Menezes