O número de mortes causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 169, de acordo com o último relatório divulgado pela Defesa Civil gaúcha na manhã deste domingo (26). O número de desaparecidos caiu de 66 para 56 em 24 horas. No total, 2,3 milhões de gaúchos de 469 cidades foram afetados pela tragédia.
Mais de 112 mil pessoas estão sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Porém, segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o sistema de abastecimento de água foi normalizado. O nível do rio Guaíba está em 4,13 metros, bem acima da cota de inundação;
Tragédia no RS
O Rio Grande do Sul decretou
A
Como ajudar?
Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.