Ouvindo...

Chuvas no RS: Aeroporto de Porto Alegre só deve reabrir em setembro

Concessionária responsável pelo terminal vai pedir a quarta prorrogação da suspensão das atividades em breve, segundo a Rede Gaúcha

Aeroporto de Porto Alegre está tomado pela água

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, não deve operar até o mês de setembro. A Fraport, concessionária que administra o terminal, vai renovar a suspensão do aeroporto por mais 90 dias e o comunicado deve ser publicado em breve pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A informação é da Rede Gaúcha, de Porto Alegre.

Se confirmada, essa será a quarta prorrogação da suspensão das atividades do aeroporto, que está fechado há cerca de 10 dias. Anteriormente, a previsão era que o terminal permanecesse fechado até o fim do mês de maio. Em entrevista à CBN durante a tarde desta terça (14), o prefeito Sebastião Melo informou que toda a região do aeroporto está alagada e que a concessionária responsável pela área não sabe quais as condições atuais da pista.

‘O que estão dizendo é que enquanto não secar, não tem como fazer uma vistoria técnica de engenharia para dar uma sinalização de quando volta a reabrir. Isso traz sérios problemas humanitários, econômicos, porque o aeroporto é um aeroporto bem localizado, o Rio Grande do Sul é um ponto de turismo também, tem um destino forte, profundamente afetado’.

Até segunda-feira (13), ainda era possível comprar passagens com saída ou chegada em Porto Alegre. Porém, desde então, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) determinou que as companhias aéreas suspendam a comercialização dos bilhetes.

Leia também

Temporal no RS

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em centenas de cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde o dia 29 de abril, já afetaram mais de 1 milhão pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 149 mortos, 112 desaparecidos e mais de 160 mil desalojados.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.