Ouvindo...

Chuvas no RS: água do Guaíba abaixa e revela destruição em lojas e ruas de Porto Alegre; veja vídeo

Nível do Guaíba segue aumentando e há ainda o risco de uma nova cheia, ultrapassando o maior nível já atingido na história

Com o retorno do funcionamento da Casa de Bombas 16, na Orla do Gasômetro, em Porto Alegre, o nível do rio Guaíba na região do bairro Menino Deus diminuiu, e já é possível ver o rastro de destruição deixado pela chuva na capital gaúcha.

A Casa de Bombas havia sido fechada por precaução, devido ao risco de descargas elétricas. Agora religada, ela volta a fazer o trabalho dela, que é administrar o volume d'água e expulsar a água que tenta entrar nos bairros de volta para o Guaíba.

Leia também

A água chegou a bater na cintura na região, que precisou ser evacuada. Agora, comerciantes retornam ao local para contabilizar o prejuízo e limpar as lojas atingidas pela água. Apesar de ter baixado, o recomendado é não retornar para as casas, devido ao risco de uma nova cheia.

O nível do Guaíba segue aumentando e há ainda o risco de uma nova cheia, ultrapassando o maior nível já atingido na história. Às 7h desta terça (14), o Guaíba atingiu os 5,18m.

Balanço das enchentes

Segundo o boletim mais atualizado da Defesa Civil, divulgado às 9h desta terça-feira (14), são 147 mortos, 806 feridos e 125 desaparecidos. Nos 450 municípios afetados, há 2.124.203 pessoas prejudicadas, estando 538.545 delas desalojadas e 76.884 em abrigos. O efetivo empenhado é de 27.651 agentes, que resgataram 76.483 pessoas e 11.002 animais. São utilizadas 4.405 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.


Participe dos canais da Itatiaia:

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.