Com o retorno do funcionamento da Casa de Bombas 16, na Orla do Gasômetro, em Porto Alegre, o nível do rio Guaíba na região do bairro Menino Deus diminuiu, e já é possível ver o rastro de destruição deixado pela chuva na capital gaúcha.
A Casa de Bombas havia sido fechada por precaução, devido ao risco de descargas elétricas. Agora religada, ela volta a fazer o trabalho dela, que é administrar o volume d'água e expulsar a água que tenta entrar nos bairros de volta para o Guaíba.
A água chegou a bater na cintura na região, que precisou ser evacuada. Agora, comerciantes retornam ao local para contabilizar o prejuízo e limpar as lojas atingidas pela água. Apesar de ter baixado, o recomendado é não retornar para as casas, devido ao risco de uma nova cheia.
O nível do Guaíba segue aumentando e há ainda o risco de uma nova cheia, ultrapassando o maior nível já atingido na história. Às 7h desta terça (14), o Guaíba atingiu os 5,18m.
Balanço das enchentes
Segundo o boletim mais atualizado da Defesa Civil, divulgado às 9h desta terça-feira (14), são