Com previsão de 40 °C, RJ distribui água em estações de trem e outros pontos a partir de segunda (12)

A Companhia vai mobilizar, das 9h às 16h, a Frota da Hidratação, composta por bicicletas e kombi, além de estandes fixos com aguadeiros distribuindo água gelada ao público

Calorão atinge o RJ

Com o aumento das temperaturas no Rio de Janeiro, a CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), realiza, na próxima segunda-feira (12), uma nova ação focada na hidratação e no conforto térmico da população em pontos de grande circulação na Região Metropolitana do Rio. A expectativa é distribuir mais de 5 mil litros de água nas estações de trem Central do Brasil, Bangu, Campo Grande e Madureira e em pontos itinerantes em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo.

A Companhia vai mobilizar, das 9h às 16h, a Frota da Hidratação, composta por bicicletas e kombi, além de estandes fixos com aguadeiros distribuindo água gelada ao público. Os pontos de atendimento também contam com bebedouros para pets.

A iniciativa prioriza trabalhadores em deslocamento, pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua.

Segundo o governo do estado, todos os equipamentos são abastecidos com água potável diretamente da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A distribuição é feita em copos biodegradáveis, mas as pessoas também podem encher suas próprias garrafas e recipientes para animais.

Para assegurar a qualidade da água oferecida, o Laboratório Móvel da Cedae acompanha a operação de perto, realizando análises de hora em hora. São verificados parâmetros como turbidez, cor, pH, entre outros indicadores essenciais.

Balanço da Operação Verão

Na última semana de 2025, durante a onda de calor, a Cedae forneceu cerca de 50 mil litros de água em pontos de grande circulação do estado. Em dias úteis, a iniciativa foi direcionada a locais com intenso deslocamento da população, como estações de trem e áreas centrais de municípios da Região Metropolitana. Nos fins de semana e na véspera de Ano-Novo, as ações tiveram como foco locais de grande concentração de público, como praias e parques.

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Ouvindo...