Ouvindo...

Chuvas no RS: temporais continuam no fim de semana e risco de deslizamentos será ‘muito alto’

Inmet prevê chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia no norte gaúcho e sul de Santa Catarina; temporais já deixaram 37 mortes e afetam mais de 350 mil pessoas em todo o estado

São Sebastião do Cai / RS

A previsão do tempo indica que continuará chovendo forte no Rio Grande do Sul durante todo o fim de semana. Segundo o governo estadual, a expectativa é que chova até 250 mm em algumas cidades ao longo desta sexta-feira (3) e sábado (4). No domingo (5), a chuva cairá principalmente no norte do Rio Grande do Sul, mas em menor intensidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Os grandes acumulados de chuva podem causar risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas em cidades com áreas de risco. O alerta é válido para o norte do estado gaúcho e sul de Santa Catarina.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também chama atenção para uma possibilidade muito alta de inundações e deslizamentos de terra, considerando o grande volume de chuva acumulado nos últimos dias, as condições de saturação do solo e a previsão de chuva para as próximas 48 horas no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. O órgão diz que a ruptura da barragem 14 de Julho, no rio Taquari, também agrava a situação da região.

Leia também

Temporais no RS

Desde o início da semana, o estado sofre com temporais e inundações em 235 municípios. Segundo os dados mais recentes, divulgados na tarde desta sexta-feira (3), as chuvas já deixaram 37 mortos, 74 desaparecidos e afetaram mais de 350 mil pessoas. Mais de 23 mil gaúchos estão desalojados.

De acordo com Inmet, a chuva volumosa estacionou em cima do estado, que sofre com os grandes volumes de precipitação desde segunda-feira (29). Algumas regiões, especialmente nas regiões central dos vales, planalto, encosta da serra e metropolitana, os volumes de chuva chegaram a passar dos 300 milímetros (mm) em menos de uma semana. Bento Gonçalves, por exemplo, chegou a registrar 543,4 mm de chuva.

O nível do rio Taquari, que percorre a Região dos Vales, uma das mais atingidas pelas chuvas, chegou aos 30 metros, a maior marca da história. Em Porto Alegre, o nível do rio Guaíba está a 4,6 metros acima do nível normal. A água já chegou ao centro da capital gaúcha e atingiu o Centro de Treinamento do Internacional.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.