Ouvindo...

‘Mais chuva tornará a situação crítica’, diz MetSul sobre temporal no RS

Cemaden alerta para alta possibilidade de deslizamentos de terra e inundações; em quatro dias, estado registou chuvas equivalentes a dois meses

Estado registra estragos pelas fortes chuvas

O Rio Grande do Sul está sob alerta vermelho (grande perigo) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido às fortes chuvas que atingem o estado. Segundo o órgão, a previsão é de chuva maior do que 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Tal volume de chuva pode causar grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas em cidades na áreas de risco.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para uma possibilidade muito alta de inundações nas próximas 48 horas no estado. O órgão também informa que a chance de deslizamentos de terra é alta em grande parte do Rio Grande do Sul, e moderada em Santa Catarina.

Segundo a MetSul Meteorologia, o cenário é complicado devido ao acumulado de chuvas, “o que fará a situação no estado crítica com prejuízos materiais consideráveis e elevado risco de perdas de mais vidas humanas”, adverte.

Leia também

Os acumulados de chuva no Rio Grande do Sul chegaram a números extremos. Alguns municípios, como Segredo e Lagoa Bonita do Sul registraram mais de 400 mm nos últimos quatro dias. Várias cidades acumularam entre 200 mm e 300 mm do Centro para o Leste do estado. Além disso, quase toda a Grande Porto Alegre contabilizou 200 mm a 250 mm. De acordo com a MetSul, o volume é equivalente a dois meses de chuvas.

Os números deixam claro. Estamos diante de um evento excepcional de chuva no Rio Grande do Sul. O que já é grave vai piorar. O cenário que enxergamos deve evoluir para extremamente grave. Várias cidades devem enfrentar situação de calamidade a desastre”, afirma a instituição.

Rio Grande do Sul registra estragos pela chuva

Na tarde de segunda-feira, as fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul causaram diversos transtornos. Enchentes, deslizamentos e até pontes foram arrastadas durante o temporal. Três pessoas morreram. Clique aqui e assista aos vídeos.

Até a tarde desta terça (30), 242 pessoas foram para abrigos e 95 estavam desalojadas. Cinco pessoas ficaram feridas. Cerca de 76 municípios haviam deportado algum tipo de dano ou ocorrências devido às chuvas.

A situação é preocupante, segundo o governador Eduardo Leite. Já choveu cerca de 300mm até o momento em algumas regiões do RS e o volume pode aumentar para 400mm nos próximos dias.

Por que está chovendo tanto?

A chuva extrema se dá devido à aproximação de duas massas de ar, quente e fria, que passam pelo Brasil. A massa de ar quente se intensifica sobre o centro do Brasil nesta semana, enquanto a fria atua em vários dias sobre a região da Argentina. Isso causou um grande contraste térmico nas latitudes médias do continente.

Como o RS está entre as duas massas de ar, uma grande área de instabilidade é gerada e causou um grande volume de chuvas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.