Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Quem tem direito ao PIS/Pasep 2024? Caixa começa o pagamento nesta segunda (15)

Pagamento será para nascidos em março e abril

A Caixa começa a pagar o abono do PIS / Pasep nesta segunda, 15 de março, para quem nasceu nos meses de março e abril. O valor total dos pagamentos do mês será de 4 bilhões de reais.

Têm direito ao PIS 2024 os trabalhadores que:

  • Trabalhadores com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de 2022;
  • Que tenham recebido, em média, até 2 saláriios mínimos por mês;
  • Que estejam inscritos no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Que tenham os dados informados corretamente pela empresa em que trabalham à RAIS ou ao eSocial.
Leia também

Como receber o PIS/Pasep 2024?

Quem tem conta corrente ou conta poupança da Caixa e tem direito ao PIS/Pasep já recebe o crédito na conta nesta segunda (15).

Os outros recebem a Poupança Social Digital ou também fazendo o saque com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou nas agências da CAIXA.

O que é o PIS/Pasep?

É um abono salarial, criado pela Lei 7.998/90, para auxiliar os trabalhadores. Esse abono salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo, a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo Codefat aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.

O dinheiro para o pagamento vem do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O PIS (Programa de Integração Social) é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), é destinado aos servidores públicos.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais