Chuva intensa provoca alagamentos e deixa pessoas ilhadas em Mariana; veja imagens

Segundo a prefeitura, devido ao alto volume de água, o Ribeirão do Carmo transbordou, e a Travessa Monsenhor Rafael Coelho, entre outras áreas, foi inundada

Pelo menos cinco pessoas ficaram ilhadas após o temporal.

No município de Mariana, na região Central de Minas Gerais, a chuva desta tarde de sábado (24) provocou estragos, alagamentos e deixou pessoas ilhadas.

Segundo a prefeitura, devido ao alto volume de água, o Ribeirão da Carmo transbordou, e a Travessa Monsenhor Rafael Coelho, entre outras áreas, foi inundada.

Além de agentes da administração pública, militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) também estão mobilizados e atuando nas áreas consideradas mais vulneráveis.

Leia também

Até o momento, conforme apurado pela reportagem, cinco pessoas de uma mesma casa estão ilhadas.

Veja o vídeo:

Mariana, assim como outras cidades mineiras, está sob aviso de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até a noite deste sábado por conta de chuvas intensas. Um relatório divulgado pelo Inmet na sexta-feira (23) aponta que, dos dez municípios com maiores volumes de chuva nas 24 horas anteriores em todo o Brasil, oito estavam em Minas Gerais.

A região está sob alerta de chuvas intensas.

A Defesa Civil recomenda os seguintes cuidados:

Em caso de tempestades

  • Evite sair de um local seguro durante a chuva. Aguarde a diminuição ou o término da precipitação.
  • Mantenha-se atento aos níveis da água e procure um local seguro ao sinal de aumento.
  • Mantenha portas e janelas fechadas para evitar a entrada de ventos fortes.
  • Não permita que crianças brinquem na chuva ou em enxurradas, devido ao risco de doenças e acidentes.
  • Caso seja levado pelas águas, procure agarrar-se a algo que flutue.
  • Não se arrisque em atravessar ruas ou áreas alagadas a pé ou com veículos.
  • Retire o lixo e leve-o para áreas não sujeitas a inundações.

Raios

  • Não se proteja embaixo de árvores, pois elas podem cair e atrair raios. Busque abrigo em veículos ou edificações.
  • Se estiver ao ar livre e sem abrigo, agache-se, mantenha os pés juntos e a cabeça abaixada, permanecendo o mais baixo possível.
  • Desconecte aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos.
  • Deslizamento de terra
  • Se sua casa apresentar trincas ou outras alterações estruturais, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil do seu município (199) para avaliar o imóvel antes de retornar. Só retorne se as águas baixarem e o caminho estiver seguro.

Após a chuva

  • Evite contato com águas de inundação ou alagamento, pois estão contaminadas e podem causar doenças.
  • Só entre na água se for absolutamente necessário, usando botas de borracha.
  • Remova lama e lixo do chão, paredes, móveis e utensílios.
  • Não utilize equipamentos elétricos que tenham sido molhados.
  • Lave e desinfete objetos que tiveram contato com a água da inundação/alagamento.
  • Evite consumir água ou alimentos que tiveram contato com águas contaminadas.

A Itatiaia procurou a prefeitura de Mariana para mais atualizações. O espaço segue aberto.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...