Ouvindo...

O acordo de Mariana será homologado hoje?

A marca do 5 de novembro, quando o rompimento de Fundão completa 9 anos, é alvo de discordia entre as partes

Imagens do antigo Bento Rodrigues

Autoridades que são parte na repactuação assinada no último dia 25 no Brasil acreditam que o Acordo de Mariana possa ser homologado ainda hoje (5) pela justiça, mais tardar no final da semana. No entanto, pela discordia entre as partes - que prevaleceu após a assinatura - movimentos sociais e prefeituras apostam em um prazo maior.

As mineradoras Vale, BHP e Samarco entraram com um pedido de homologação imediata no processo. Já municípios atingidos, muitos são parte na ação internacional, querem a revisão do acordo.

Eles querem ser ouvidos e tambem reivindicam que as comunidades tradicionais como quilombolas e indígenas sejam.

Caso a homologação seja feita de imediato, uma das fontes da coluna, afirmou que as partes podem recorrer a tribunais internacionais que podem invalidar o acordo brasileiro.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.