Os cães vira-latas ou sem raça definida (SRD) são os mais presentes nos lares brasileiros. Segundo pesquisa do Instituto QualiBest, eles estão presentes em mais de 40% das casas do Brasil.
Apesar de tal proporção, muitos detalhes e informações interessantes sobre os cães sem raça definida não são de amplo conhecimento. Por isso, reunimos aqui 5 mitos e verdades sobre os
1. Não existe uma raça vira-lata
Verdade. Na verdade, vira-lata é uma expressão popular brasileira usada para descrever os cães sem raça definida, também conhecidos como SRD. Esse apelido foi dado aos bichinhos por um hábito deles.
- Confira qual era esse hábito aqui:
Cães vira-latas são mais saudáveis; confira 10 curiosidades sobre os cães SRD ;
2. Vira-latas não adoecem
Mito. “Um mito comum é que ele não adoece, isso não é verdade. O cão vira-lata, assim como qualquer outro cachorro, precisa de cuidados veterinários. Precisa de vacina, de vermífugo. Ele precisa de ser olhado”, desmistifica o médico veterinário José Lasmar.
3. Cachorros sem raça definida não possuem restrição alimentar
Mito. Embora os cachorros sem raça definida apresentem uma diversidade genética que os torne mais resistentes a algumas condições, ainda é importante fornecer uma dieta equilibrada e nutritiva para que ele tenham saúde e bem-estar.
Assim como cães de raças específicas, os vira-latas também podem ter sensibilidades alimentares individuais e podem precisar de cuidados especiais.
Cachorros vira-latas durante feira de adoção em Belo Horizonte
4. Vira-latas são mais saudáveis que cães com raça definida
Verdade. Uma das vantagens de adotar um cão sem raça definida é que, no geral, esses animais são mais saudáveis que cães com pedigree. Isso deve-se, em especial, à diversidade gênica desses cães.
“Vira-latas são mais saudáveis do que os cães de raça pura, principalmente em comparação àqueles que foram muito selecionados, como os braquiocefálicos, os pugs e buldogues”, exemplifica o médico veterinário.
5. Cada cão vira-lata é único
Verdade. Cada cão vira-lata é uma mistura única de características genéticas, personalidade e história de vida. Além disso, eles podem variar muito em tamanho, cor, pelagem, temperamento e necessidades individuais.
“Um cão vira-lata tem uma complexidade genética e uma riqueza maior do que cães de raça pura. O vira lata é um cão completamente único e particular”, finaliza o veterinário José Lasmar.