Ouvindo...

Cães vira-latas são mais saudáveis; confira 10 curiosidades sobre os cães SRD

Veja origem do termo vira-lata e características únicas desses cãezinhos que encantam os brasileiros

Vira-lata caramelo, um dos mais queridos do Brasil

Os cães vira-latas são muito queridos pelos brasileiros. Também chamados de cães sem raça definida (CSRD ou simplesmente SRD), esses animais podem ser ótimas companhias. Apesar disso, muitos ainda não têm um lar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existem cerca de 20 milhões de animais nas ruas, sendo a maioria deles cães sem raça definida.

No entanto, os cachorrinhos vira-latas são únicos e existem alguns benefícios em adotá-los. Por isso, separamos 10 curiosidades sobre esses cães para mostrar como eles são especiais. Confira abaixo.

Leia também

1. Apelido ‘vira-lata’ surgiu de hábito

Os cães sem raça definida foram apelidados de vira-latas por conta de um costume. É comum que esses cachorros sejam abandonados e vivam nas ruas. Por isso, antigamente, era usual vê-los revirar latas e sacos de lixo em busca de alimento. Desse costume, surgiu o apelido.

2. Cada vira-lata é único

De acordo com o veterinário José Lasmar, cada cão vira-lata é único. “Geralmente, cães considerados sem raça definida são descendentes da combinação entre animais de diferentes raças. Assim, por mais parecidos que eles sejam, eles são únicos, particulares”, afirma Lasmar.

Esse fato deve-se a uma característica genética desses animais, que é nossa próxima curiosidade.

3. Cães vira-latas têm uma complexidade genética

Diferente dos cães de pedigree, os CSRD não têm ancestralidade conhecida, pois são misturados com outras raças. Assim, a árvore genealógica desses animais varia conforme a individualidade de cada animal, o que resulta em maior complexidade genética.

“Um cão vira-lata não tem uma raça definida. Porém, ele tem um conjunto de combinações genéticas específicas. Uma complexidade genética, uma riqueza muito maior do que um cão de raça pura”, confirma o veterinário José Lasmar.

4. Vira-latas são cães versáteis

Algumas raças de cães costumam ter características comportamentais bem marcantes. Pit bulls são mais contidos, enquanto Goldens são mais brincalhões.

Os vira-latas, por sua vez, são extremamente versáteis. “Ele consegue ser um cão de companhia, ele consegue ser um cão de guarda, um cão para acompanhar a prática de esportes, lazer”, afirma Lasmar. E essa é apenas uma das vantagens ao adotar um cão sem raça definida.

5. Tem variedades de fenótipos

Os cães vira-latas podem ter diversos fenótipos e variam em coloração, tamanho, tipo de focinho e demais características. Um dos fenótipos mais comuns dos sem raça definida é o pelo castanho-amarelado. Os cães com essa pelagem são tão populares que foram batizados de vira-latas caramelo.

Cachorro caramelo viralizou ao posar para foto com universitária

6. Vira-latas são mais saudáveis que cães com raça definida

Outra vantagem de adotar um CSRD é que, no geral, esses animais são mais saudáveis. Essa característica deve-se, principalmente, a diversidade gênica desses cães.

“Vira-latas são muito mais saudáveis do que os cães de raça pura, principalmente em comparação àqueles que foram muito selecionados, como os braquiocefálicos, os pugs e bulldogs”, exemplifica o médico veterinário.

7. Podem ter mais filhotes

As fêmeas de cães sem raça definida, geralmente, conseguem reproduzir com mais facilidade e costumam ter cios mais frequentes.

8. Cães vira-latas são 100% brasileiros

Os vira-latas, como conhecemos, só existem no Brasil. Outros países têm cães sem raça definida, mas eles costumam ter menos misturas e, claro, são nomeados de outras formas, seguindo as raças de seus pais. Um exemplo é o bassetoodle, cruza entre o basset hound e o poodle.

Em alguns países de língua inglesa, eles são chamados de mixed-breed dogs, que, em tradução direta, significa cães de raça mista.

9. Eles têm uma data comemorativa

No Brasil, animais domésticos sem raça definida, incluindo gatos, são celebrados no dia 31 de julho, Dia do Vira-Lata. A data foi criada com o intuito de destacar a saúde dos animais e estimular a adoção desses bichos.

10. É muito difícil prever o tamanho que eles ficam quando adultos

Não é possível prever com 100% de certeza o tamanho final de um vira-lata, especialmente quando não se conhece seus progenitores.

Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia