A Rádio Itatiaia teve acesso aos depoimentos de duas testemunhas que afirmaram que viram o menino Edson David, 6 anos, entrar no mar no dia do seu desaparecimento.
Uma das testemunhas contou que no dia do sumiço, estava na praia com sua família, sendo atendida justamente na barraca do pai do garoto, o Edson Santos. A testemunha contou que ficou na praia entre 15h e 17h e que nesse tempo pôde perceber que o menino Edson Davi foi duas vezes até a água para mergulhar, tendo ido inclusive uma terceira vez, quando o pai chamou sua atenção.
Ainda conforme relato, o mar estava muito agitado, com ondas altas quebrando na areia e que quando foi embora não reparou onde estava o menino Edson Davi naquele momento.
Outra testemunha ouvida pela Polícia Civil, disse que Edson Davi tinha o costume de ir até o mar para molhar o pé e se limpar e que apesar de não entrar totalmente e não ir até o fundo, ele sempre ia até o mar, e muitas vezes sozinho.
A testemunha contou ainda que apesar de todos os avisos para não entrar na água, como bandeiras vermelhas espalhadas pela praia e sinais visíveis de mar forte e conturbado, se recorda de ter visto pelo menos uma vez Edson Davi entrar na água e que, nesse momento, chegou a chamar a atenção do menino.
Uma terceira testemunha, que trabalha na praia, não comentou se viu o Edson Davi entrar na água, mas afirmou que no dia do seu desaparecimento, o garoto pediu sua prancha emprestada que havia em sua barraca para brincar na água. No entanto, ainda segundo a testemunha, a prancha foi negada porque o mar estava bravo. A testemunha contou ainda que havia uma enorme vala na frente da Barraca do pai do garoto.
As buscas por Edson Davi entraram hoje no seu quinto dia. O Corpo de Bombeiros conta com apoio de mergulhadores, guardas-vidas, motos aquáticas, quadriciclos e um helicóptero. A operação de resgate ocorre em mais de 18 km de costa, da Barra da Tijuca, até o bairro de Sepetiba. As buscas, tem apoio da Polícia Civil que também analisam imagens de câmeras prédios na região.
Câmeras mostram menino no calçadão
Vídeo mostra menino antes de desaparecer na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Edson Davi Silva Almeida, de seis anos, estava brincando, ao lado da barraca da família, quando sumiu; Polícia e Corpo de Bombeiros realizam buscas.
Vídeo mostra menino antes de desaparecer na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro; vejahttps://t.co/vpALYKK6CX
— Itatiaia (@itatiaia) January 6, 2024
Entenda o caso
A Polícia Civil do Rio está investigando o desaparecimento do menino Edson David, de 6 anos, ocorrido nesta quinta-feira (4), na praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Segundo os familiares do garoto,
Segundo a família, o menino tem medo de chegar perto do mar e por isso não acreditam em afogamento. Eles desconfiam de um estrangeiro. Isso porque antes de sumir, Edson estava brincando com duas crianças sob o cuidado do homem. Quando o menino desapareceu, o estrangeiro já não estava mais no local.
“Meu esposo veio trabalhar e trouxe o meu filho. Ele que pediu para vir. Essa é a diversão dele. Quando chegou, a praia estava vazia. Por volta das 16h, já havia um ‘movimento’ e um gringo apareceu”, contou Marize Araújo, mãe da criança, à reportagem da Itatiaia.