Dois empresários foram presos suspeitos de simular o roubo de uma carga da própria empresa na cidade de Pouso Redondo, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A carga, avaliada em R$ 450 mil, foi roubada em dezembro de 2022, na mesma região. A prisão dos homens aconteceu na terça-feira (4).
Segundo a polícia, o motorista do caminhão apresentou um falso boletim de ocorrência, que teria sido registrado em Feira de Santana, na Bahia. Após investigações, os policiais descobriram que os próprios donos da empresa estavam envolvidos no crime.
Na ação, a polícia encontrou uma espingarda, objetos e documentos que serão analisados pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC). O caminhão que transportava a carga foi apreendido. O condutor, que é de Minas Gerais, não foi preso na operação.
Proprietário tinha passagem pela polícia
Um dos sócios presos foi condenado recentemente por furto, associação criminosa e uso de documentos falsos após uma investigação de 2021. Ele disse que tinha problemas de saúde e por isso foi solto, mas usava tornozeleira eletrônica.
No ano passado, o homem passou o nome da transportadora para o sobrinho para conseguir continuar praticando os crimes. Ele e o comparsa teriam cometido outros roubos no Mato Grosso, São Paulo e Paraná. Ambos atuavam como motoristas.
Além do falso roubo, os suspeitos também provocaram um acidente propositalmente para receber o seguro do caminhão, avaliado em R$ 400 mil. Mas a quantia não chegou a ser paga.