A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou uma nota nesta terça-feira (23) alertando as pessoas para um nove golpe que está chamando atenção. Organizações criminosas se passam por falsas instituições financeiras para oferecerem crédito com condições vantajosas para clientes negativados.
Os bandidos direcionam as vítimas para um site, onde é feito um cadastro e assinatura de um contrato com cláusulas impondo multas absurdas em caso de desistência, mas sem que a pessoa saiba.
Para liberar o empréstimo, os golpistas cobram o pagamento de uma taxa e alegam que a prática é ‘normal no mercado’.
“Não existe nenhum empréstimo em que a pessoa tenha que fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de impostos, de preenchimento de cadastro ou de supostos adiantamentos de parcelas. Este tipo de abordagem é golpe. Em todas as operações de crédito regulares, o cliente recebe o dinheiro e não tem que pagar nada para isso”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN em Nota.
Por fim, ressalta que a Febraban não realiza cobranças, emite comunicados sobre recolhimento de impostos, informe sobre pagamento de parcelas de empréstimos e tampouco oferece empréstimos. Nenhum tipo de contato do órgão é feito por ligação, carta, e-mail ou redes sociais.