Revelada na última segunda-feira (13), a
Batizada de Warlock, a configuração se inspira no conceito Nightfall para apresentar uma pegada mais focada no off-road, enquanto as versões Big Horn e Laramie terão propostas mais convencionais. O design externo tem elementos, como grade frontal, maçanetas das portas, retrovisores e para-choques, pintados na cor da carroceria. As rodas de liga leve, aparentemente de 18 polegadas, têm acabamento escurecido com bordas diamantadas.
O interior da picape aparenta uma melhora no acabamento em relação ao da Fiat Titano. Os bancos são revestidos de couro preto, material replicado na faixa horizontal que atravessa o painel. O volante é o mesmo da Changan Hunter, mas com o emblema da Ram na almofada central.
Os instrumentos e a central multimídia estão dispostos em duas telas posicionadas lado a lado, enquanto o console central abriga a alavanca de câmbio do tipo joystick, os comandos do sistema de tração 4x4 e o botão do freio de estacionamento eletrônico. Uma das fotos mostra que o sistema de câmeras terão visão em 360° com imagens em 3D.
Como será a Ram Dakota?
A Ram Dakota é, basicamente, uma versão mais refinada que, por sua vez, é derivada da picape chinesa Changan Hunter. O modelo é construído sobre o mesmo chassi de longarinas e aproveita o conjunto mecânico, entre outros componentes, da Titano.
A principal diferença entre as picapes será o visual, que na Ram Dakota terá um estilo mais robusto, inspirado em outros modelos da marca norte-americana. O conceito Nightfall adiantou alguns elementos, como os faróis mais estreitos conectados por uma faixa de LED, grade frontal e para-choque redesenhados.
A cabine terá uma proposta mais luxuosa que a da Fiat Titano ao combinar telas de alta resolução no quadro de instrumentos e na central multimídia, novo console central e acabamento mais caprichado.
A motorização será a mesma à da Fiat Titano: MultiJet 2.2 turbodiesel de quatro cilindros com injeção direta, que gera 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, ficará na média da categoria, uma vez que as rivais chinesas mal atingem os 190 cv, enquanto Amarok V6, Hilux, Ranger V6 e S10 superam os 200 cv.
O câmbio será o automático de oito marchas 8HP50 fornecido pela ZF, conectado à tração 4x4 com diferencial central com acoplamento automático da BorgWarner, que atua como um sistema de tração integral sob demanda ao identificar perda de aderência nas rodas traseiras. A Ram Dakota ainda terá bloqueio do diferencial traseiro e assistente de velocidade em declives.
Apesar de ser praticamente idêntica à Fiat Titano, a Ram Dakota será comercializada numa faixa de preços pouco superior ao da “irmã” italiana para focar nos potenciais clientes de Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia.
Quanto vai custar a Ram Dakota?
Os preços e as listas de equipamentos da nova Ram Dakota serão revelados somente no lançamento da picape, previsto para o primeiro trimestre de 2026.