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Ram Dakota Warlock: como é a primeira versão revelada da picape

Configuração mais aventureira tem inspiração no conceito Nightfall, mostrado em agosto

Revelada na última segunda-feira (13), a Ram Dakota será lançada no mercado sul-americano no início de 2026 para competir no segmento de picapes médias, há anos dominado pela Toyota Hilux, também fabricada na Argentina. A Stellantis ainda não revelou muitos detalhes de sua nova caminhonete, mas divulgou imagens de uma das versões.

Batizada de Warlock, a configuração se inspira no conceito Nightfall para apresentar uma pegada mais focada no off-road, enquanto as versões Big Horn e Laramie terão propostas mais convencionais. O design externo tem elementos, como grade frontal, maçanetas das portas, retrovisores e para-choques, pintados na cor da carroceria. As rodas de liga leve, aparentemente de 18 polegadas, têm acabamento escurecido com bordas diamantadas.

O interior da picape aparenta uma melhora no acabamento em relação ao da Fiat Titano. Os bancos são revestidos de couro preto, material replicado na faixa horizontal que atravessa o painel. O volante é o mesmo da Changan Hunter, mas com o emblema da Ram na almofada central.

Os instrumentos e a central multimídia estão dispostos em duas telas posicionadas lado a lado, enquanto o console central abriga a alavanca de câmbio do tipo joystick, os comandos do sistema de tração 4x4 e o botão do freio de estacionamento eletrônico. Uma das fotos mostra que o sistema de câmeras terão visão em 360° com imagens em 3D.

Como será a Ram Dakota?

A Ram Dakota é, basicamente, uma versão mais refinada que, por sua vez, é derivada da picape chinesa Changan Hunter. O modelo é construído sobre o mesmo chassi de longarinas e aproveita o conjunto mecânico, entre outros componentes, da Titano.

A principal diferença entre as picapes será o visual, que na Ram Dakota terá um estilo mais robusto, inspirado em outros modelos da marca norte-americana. O conceito Nightfall adiantou alguns elementos, como os faróis mais estreitos conectados por uma faixa de LED, grade frontal e para-choque redesenhados.

A cabine terá uma proposta mais luxuosa que a da Fiat Titano ao combinar telas de alta resolução no quadro de instrumentos e na central multimídia, novo console central e acabamento mais caprichado.

A motorização será a mesma à da Fiat Titano: MultiJet 2.2 turbodiesel de quatro cilindros com injeção direta, que gera 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, ficará na média da categoria, uma vez que as rivais chinesas mal atingem os 190 cv, enquanto Amarok V6, Hilux, Ranger V6 e S10 superam os 200 cv.

O câmbio será o automático de oito marchas 8HP50 fornecido pela ZF, conectado à tração 4x4 com diferencial central com acoplamento automático da BorgWarner, que atua como um sistema de tração integral sob demanda ao identificar perda de aderência nas rodas traseiras. A Ram Dakota ainda terá bloqueio do diferencial traseiro e assistente de velocidade em declives.

Apesar de ser praticamente idêntica à Fiat Titano, a Ram Dakota será comercializada numa faixa de preços pouco superior ao da “irmã” italiana para focar nos potenciais clientes de Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia.

Quanto vai custar a Ram Dakota?

Os preços e as listas de equipamentos da nova Ram Dakota serão revelados somente no lançamento da picape, previsto para o primeiro trimestre de 2026.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.