Novo Fiat Fastback, que será feito em Betim, terá lanternas com efeito pixelado

SUV cupê será totalmente reformulado para chegar às lojas no fim do ano

Cada vez mais próxima de sua apresentação oficial, a nova geração do Fiat Fastback foi novamente flagrada em testes na Europa. As imagens divulgadas pela página do Instagram FCA Fan Brazil revelam novos detalhes do SUV cupê, como os faróis em LED e as lanternas horizontais com LEDs pixelados. O conjunto evidencia o parentesco com o hatch Grande Panda, com o qual o modelo deverá compartilhar a plataforma CMP do grupo Stellantis — a mesma utilizada pelos Citroën C3, Aircross e Basalt produzidos no Brasil.

Com a adoção da nova arquitetura, o novo Fastback será um pouco maior que o modelo atual. A distância entre-eixos ganhará alguns centímetros, indo de 2,53 metros para cerca de 2,60 m ou até chegar aos 2,64 m do Citroën Basalt.

Visualmente, o SUV cupê se alinhará à nova identidade da Fiat, com linhas mais retilíneas e capô elevado. A traseira manterá o caimento na porção posterior do teto, enquanto as lanternas ficarão em posição mais elevada na tampa do porta-malas.

O interior terá uma proposta mais minimalista, com menos botões físicos, console central elevado, telas para o painel digital e a multimídia, volante com dois raios e seletor de marchas giratório. O acabamento deverá combinar diferentes materiais e texturas e os bancos poderão adotar encostos de cabeça integrados.

No Brasil, o novo Fiat Fastback seguirá com o motor 1.0 turbo flex de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, combinado à transmissão automática CVT e auxiliado pelo sistema híbrido leve (MHEV). O 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm com câmbio automático de seis marchas será exclusivo da versão esportiva Abarth.

O mercado europeu, por sua vez, terá uma inédita versão elétrica de 113 cv com autonomia entre 300 km e 400 km.

A Fiat ainda não divulgou quando o novo Fastback será lançado, mas a expectativa é que o SUV cupê seja apresentado primeiramente na Europa, no primeiro semestre deste ano. No Brasil, a produção do modelo começará entre o último trimestre de 2026 e o começo de 2027, em Betim-MG.

Projeção: Kleber Silva/KDesign

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...