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Faróis de Bugatti Chiron batido custam mais que uma Ferrari seminova

Hipercarro de influenciador foi destruído em acidente, mas a Bugatti se recusa a vender as peças

Bugatti Chiron Pur Sport batido foi condenado pela seguradora

O youtuber especializado em restaurações de supercarros, Mat Armstrong, teve uma surpresa um tanto desagradável ao desembarcar em Miami, nos Estados Unidos, para avaliar os danos em um dos apenas 60 exemplares do Bugatti Chiron Pur Sport que colidiu com a traseira de uma picape num acidente de trânsito.

O hipercarro avaliado em US$ 6 milhões (cerca de R$ 32,2 milhões em conversão direta), pertencente ao criador de conteúdo Alex G, sofreu avarias no chassi de fibra de carbono, condição que levaria a seguradora a declarar perda total do veículo. Mesmo assim, Armstrong decidiu estimar os custos das peças que teriam de ser substituídas.

Os preços são superlativos como o desempenho do Bugatti Chiron. O par de faróis foi cotado em 300 mil euros (R$ 1,9 milhão em conversão simples), mesmo valor dos dois para-lamas dianteiros de fibra de carbono. Uma parte do capô teve o preço estimado em 50 mil euros (R$ 313.315), enquanto o aro que contorna a grade frontal em formato de ferradura sairia por 80 mil euros (R$ 501.300).

Para efeito de comparação, nos Estados Unidos, é possível comprar uma Ferrari 458 Spider seminova pelo mesmo valor dos faróis do Bugatti Chiron.

O orçamento de 730 mil euros (R$ 4,5 milhões) não contabiliza pequenos acabamentos feitos de fibra de carbono, os reparos dos airbags e a mão de obra do serviço.

De acordo com Armstrong, a própria Bugatti inspecionou o carro e comunicou o proprietário que não venderá as peças para quem quiser repará-lo – a marca prefere realizar o conserto em sua fábrica, na França, o que elevaria ainda mais os custos. Com isso, a seguradora considerou o Chiron como perda total e o direcionou para leilão.

O dono do Bugatti, por sua vez, diz que tem desembolsado US$ 70 mil (R$ 440 mil) por mês com as parcelas do financiamento do carro que não pode ser usado.

Como é o Bugatti Chiron Pur Sport

O Pur Sport é uma versão do Bugatti Chiron mais focada em entregar maior desempenho e manobrabilidade em pistas fechadas, ao invés de atingir velocidade máxima acima de 400 km/h. A sua dinâmica é aprimorada graças a incrementos aerodinâmicos, controle de tração mais permissivo, pneus específicos, rodas de liga leve reforçadas com titânio, freios redimensionados e reforços na suspensão.

O motor é conhecido 8.0 W16 sobrealimentado com quatro turbos para entregar 1.500 cv de potência. O câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas tem programação mais agressiva, para realizar trocas mais rápidas.

De acordo com a Bugatti, o Chiron Pur Sport acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos e atinge os 200 km/h em 5,5 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 350 km/h.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.