Ouvindo...

Três ‘detalhes’ do seu carro que você nunca reparou, mas são úteis

Mesmo motoristas com anos de prática podem não saber da real função destes dispositivos presentes em todos os automóveis

Já reparou nesta setinha no nível do combustível?

Você é motorista há muitos anos, mas é provável que alguns detalhes presentes nos carros tenham passado despercebidos durante todo esse tempo. Quer um exemplo? Já reparou que, no marcador de nível de combustível, há uma “bombinha” de posto representada?

Mas você também já viu que há uma setinha apontando para o lado esquerdo ou direito, dependendo do carro? Pois é, ela indica o lado do veículo em que está o bocal de abastecimento do tanque, o que permite parar do lado correto no posto e evita o risco de riscar a pintura com a mangueira da bomba.

Ainda na hora de abastecer, alguns carros têm um ganchinho ou suporte na tampa do tanque de combustível para pendurar a tampa interna — aquela que fica rosqueada. Já modelos mais novos nem possuem essa segunda tampa: uma espécie de válvula cumpre essa função.

Qual é a pressão ideal do pneu?

Há motoristas que se esquecem de calibrar os pneus na frequência recomendada (no máximo a cada 15 dias), e outros nem sabem qual pressão utilizar, acabando por “chutar” um valor qualquer no calibrador. Mas a pressão correta aumenta a vida útil dos pneus e reduz o consumo de combustível.

Em caso de dúvida, a maioria dos carros possui um adesivo colado na carroceria, no batente da porta — que pode ser do motorista ou do passageiro — indicando quantos “psi” devem ser colocados nos pneus.

Etiqueta na carroceria - no batente da porta do motorista ou do passageiro - indica pressão do pneu

Botão no retrovisor interno

E aquele botão que fica no retrovisor interno? Na verdade, trata-se de uma pequena alavanca que alterna a posição do espelho rapidamente para evitar que o farol alto do carro de trás ofusque a visão do motorista.

Pequena alavanca na base do retrovisor evita visão ofuscada

Carros mais luxuosos não têm esse problema: são equipados com o chamado retrovisor eletrocrômico, que escurece automaticamente e evita o reflexo de luzes fortes que poderiam atrapalhar quem está dirigindo.

Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!